Professores, pesquisadores e estudantes da Uneb e representantes de comunidades da região de Canudos, estarão juntos a 2ª Caminhada Orientada – Bendegó, Umburanas e Parque Estadual de Canudos, sábado (27). Além de visitas aos pontos turísticos e aos equipamentos culturais da cidade, será exibido o documentário “Cem Anos do Bello Monte”, do cineasta Pola Ribeiro, diretor-geral do Irdeb. O reitor Lourisvaldo Valentim participará da atividade.

A nova Caminhada integra o projeto “A Caminho dos Sertões de Canudos”, que compreende ações e atividades de pesquisa e extensão voltadas para o município de Canudos e seu entorno. Desenvolvido pela Uneb, através do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus I, em Salvador, e do Centro de Estudos Euclides da Cunha (Ceec), o projeto tem como objetivo principal a implementação de um programa de turismo responsável, de fundamentação histórico-cultural.

Historicamente envolvida com a região do semi-árido baiano, a Uneb possui, naquela área, dois valiosos equipamentos: o Parque Estadual de Canudos, onde estão demarcados os principais sítios históricos relacionados ao grande conflito sertanejo ocorrido entre os anos de 1896 e 1897, e o Memorial Antônio Conselheiro, que guarda o acervo fotográfico/arqueológico.

Segundo o professor Roberto Dantas, coordenador da iniciativa e um dos organizadores da Caminhada, o projeto “A Caminho dos Sertões de Canudos” conta com uma equipe de professores, pesquisadores e estudantes de diversas áreas do conhecimento. “Um trabalho que valoriza a multidisciplinaridade, além de ter como premissa básica a efetiva parceria com a comunidade local e com os representantes do poder público municipal”, ressalta Dantas.

De acordo com a programação da Caminhada, a saída de Salvador será amanhã (26), às 8h, com concentração a partir das 7h30 no Campus I da Uneb. O retorno está marcado para domingo (28), com chegada em Salvador às 17h30. Os interessados em participar podem ligar para os telefones (71) 9977-9807 ou 9165-1332, para obterem informações sobre a viagem, hospedagem e a programação.

Além da primeira Caminhada Orientada, realizada em julho de 2006, o projeto já promoveu, também, dois Seminários Temáticos, em Salvador e em Canudos, e uma Oficina Técnica, que contribuíram para a elaboração de um diagnóstico preliminar da região.