A redução do prazo de marcação dos exames de renovação da carteira de motorista é um dos resultados previstos no projeto de modernização do atendimento do Detran. O assunto já está sendo tratado pelo secretário de Administração, Manoel Vitório da Silva, e pelo diretor do órgão, Cláudio Brandão, por determinação do governador Jaques Wagner.

“É ainda muito o longo o prazo atual, principalmente para as pessoas que dependem da carteira para trabalhar”, disse Wagner, ao saber que os interessados que forem procurar o órgão agora, só encontrarão vaga para realizar os exames no final de março. Ele foi ao Detran fazer a renovação da carteira de habilitação, fazendo questão de passar pelos mesmos procedimentos exigidos para qualquer motorista: fez exames médicos e a prova de legislação, envolvendo também direção defensiva e primeiros socorros.

O Detran realiza, por dia, 500 exames de avaliação, sendo 70% relacionados à primeira habilitação e 30% para revalidação da carteira. O resultado sai na mesma hora. Depois dos exames médicos, a prova de múltipla escolha é respondida diretamente no computador, levando cerca de 40 minutos. O sistema informa na hora o resultado, conforme o percentual mínimo exigido de acerto nas respostas.  Wagner foi aprovado, saindo da sala com um sorriso largo no rosto.

“Passei nos exames, mas fico também satisfeito pela oportunidade de estar aqui e fazer uma análise, ainda que superficial, para ter uma noção de como está o nível de funcionamento do órgão”, disse. “Evidentemente, que há coisas que precisam ser melhoradas, até para termos maior eficiência”, completou.

Os funcionários do Detran aproveitaram para tirar fotos e cumprimentar Wagner. “Não há notícia em que um governador do estado tenha vindo fazer o exame como qualquer cidadão, fazendo questão de passar pelo mesmo tratamento que é dado a todos”, comentou Brandão, justificando o fato da equipe ter ficado tão impressionada com a atitude.

Wagner conversou com Brandão sobre os serviços realizados, inclusive sobre as propostas para dar mais agilidade e comodidade aos motoristas. Brandão adiantou outra medida prevista no projeto de modernização do atendimento: a entrega da carteira na casa do motorista, através de um serviço tipo Sedex. Hoje, após a realização dos exames, o motorista recebe a nova carteira de habilitação em dois dias, tendo que ir pegar na sede do Detran, na região do Iguatemi. 

“Já achei o atendimento atual rápido e qualificado, mas que bom que estão pensando em melhorar ainda mais”, declarou o comerciante Josuel Fernando Simões, que encontrou com Wagner, quando foi pegar a carteira de habilitação. Na semana passada, o comerciante passou pelos mesmos exames realizados pelo governador.