Capitães da Areia, um dos mais famosos romances de Jorge Amado, vai virar filme. O projeto de adaptação da obra para o cinema foi apresentado hoje (25) ao governador Jaques Wagner pela cineasta Cecília Amado, diretora do filme. A concepção, acalentada há mais de quatro anos, já está registrada na Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o primeiro tratamento de roteiro já está pronto. As filmagens começam no ano que vem.

 No momento, a equipe de produção está em fase de captação de recursos e de preparação do elenco. Cecília Amado explica que os atores principais serão crianças e adolescentes de 12 a 18 anos, recrutados de Ongs de Salvador. De acordo com a previsão, o público poderá conferir o resultado nas telas no final de 2008. O livro, traduzido para 16 idiomas, foi escrito na década de 30, mas será ambientado em película nos anos 50. O filme será rodado em Salvador, mas outras locações também estão sendo pesquisadas em municípios do Recôncavo Baiano.   

Filha de Paloma Amado e neta do escritor baiano Jorge Amado, a carioca Cecília Amado terá em Capitães da Areia seu filme de estréia. “Meu objetivo é fazer um filme à altura do romance”, disse ela. Também participaram do encontro o produtor do filme, Bruno Stroppiana, e o ator Caco Monteiro, diretor da Bahia Film Comission, órgão da estrutura da Secretaria da Cultura do Estado que dá apoio logístico a produções cinematográficas. O governador Jaques Wagner ficou satisfeito ao conhecer o projeto e deverá facilitar o contato entre os produtores do filme e as Ongs da capital baiana.