Promotores e procuradores de Justiça de todo o país, reunidos em Salvador, lançaram, hoje (26), a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” O lançamento foi agora à noite, na abertura do XVII Congresso Nacional do Ministério Público, no Centro de Convenções da Bahia, com a presença do governador Jaques Wagner e do procurador geral da República, Antônio Fernando de Souza.
“Fortalecer o Ministério Público é fortalecer a democracia brasileira”, afirmou o governador, presidente de honra do congresso. Ele lembrou que o atual governo da Bahia lançou uma lei de combate ao nepotismo e o portal “Transparência Bahia”, que democratiza o acesso às contas públicas, e pediu atenção às dificuldades enfrentadas pelo Poder Executivo, “para que a verdade de hoje não se transforme na arrogância de amanhã”.
O procurador-geral da República destacou a importância da atuação do Ministério Público na defesa dos direitos e interesses da sociedade, seja representando minorias ou maiorias discriminadas ou desfavorecidas. O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), José Carlos Cosenzo, elogiou a atuação do governo baiano no combate ao nepotismo.
Adulteração de combustíveis, combate ao crime organizado, discriminação racial, auditorias no Sistema Único de Saúde (SUS) e respeito ao meio ambiente são algumas das questões em pauta no evento, até sábado (29), que também tem a participação do chefe do Ministério Público baiano, Lidivaldo Britto.