Mais seis pessoas que integravam uma quadrilha responsável por assaltos e homicídios foram presas ontem (07) por policiais da Delegacia de Esplanada, a 160 quilômetros de Salvador, em cumprimento a mandados de prisão expedidos pela Justiça. A prisão dos assaltantes é o desdobramento da Operação Quiosque, iniciada em outubro do ano passado, quando foram presos Jaílton Simões dos Santos e Lucas Bertolotti, autores do homicídio que teve como vítima Sérgio Ricardo Mazieiro.

Com a captura dos bandidos, o delegado titular de Esplanada, Antônio Luciano Lima, acredita ter esclarecido, além do assassinato de Sérgio Mazieiro, mais duas tentativas de homicídio e três assaltos, um deles ao Supermercado G. Barbosa, filial de Esplanada. Segundo informou o delegado, as investigações conjuntas com a Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria da Segurança Pública apontaram para uma organização criminosa responsável por ações típicas de grupo de extermínio com ramificações em Salvador, Conde, Ilha de Itaparica.

Um dos crimes praticados pelo grupo aconteceu no dia 10 de dezembro do ano passado, em Esplanada. As vítimas Raílson Teixeira da Silva e Will Rodrigues Marques foram baleadas, mas conseguiram sobreviver.  Os autores da dupla tentativa de homicídio foram Florisvaldo Vieira da França, o “Patrão”, Fábio Matos Oliveira, “Negão”, João Duarte Gomes, o “João Bomba”, e Arivaldo dos Santos, “Ari”, que se encontram presos. Dois adolescentes, H.S.G. e N.S.F., também participaram do crime.

Agora, os policiais da Delegacia de Esplanada realizam diligência para prender outros integrantes da quadrilha, dentre eles Sérgio Luiz Deminco Moreira, também conhecido por “Serginho”. Na casa dele, os policiais apreenderam, além de um revólver Rossi calibre 38, vários envelopes contendo cartões do Programa Bolsa-Família e Bolsa-Escola e bancários, em nome de terceiros. O delegado informou que “Serginho” também pratica crime de agiotagem, apropriando-se indevidamente de cartões e senhas para, no dia do saque, receber os juros do dinheiro emprestado, estipulado em 20%.