O governo do Estado vai entregar à população mais uma importante obra de recuperação de rodovia, que irá beneficiar cerca de 100 mil habitantes dos municípios de Floresta Azul, Santa Cruz da Vitória, Firmino Alves, Ibicuí e Itapetinga (Litoral Sul da Bahia). A BA 262, no trecho que liga Floresta Azul a Firmino Alves, possui 37,12 km de extensão, por onde trafegam cerca de 1.500 veículos por dia e passa o escoamento de bata doce, cacau e pecuária da região. Com investimento superior a R$ 26 milhões, as obras serão inauguradas pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário estadual de Infra-estrutura Antonio Carlos Batista Neves, na próxima sexta-feira (21), às 16 horas, em Firmino Alves.

As intervenções, executadas pela Secretaria de Infra-Estrutura da Bahia (Seinfra), através do Derba (Departamento de Infra-Estrutura de Transportes da Bahia), receberam base de brita graduada e asfalto tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) – considerado o revestimento mais nobre dos pavimentos. “Isso significa maior qualidade e durabilidade da rodovia, proporcionando um tráfego seguro e confortável, além de atender aos turistas que vêm da região Oeste do Brasil e Sudoeste do Estado ao Litoral Sul da Bahia”, informou Batista Neves.

As obras fazem parte do Programa de Integração dos Corredores Rodoviários (PCR), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com 40% de contrapartida do Estado.

A BA 262 é uma das 11 rodovias que tiveram suas obras paralisadas em outubro do ano passado por falta de contrapartida do governo anterior, mas que foram reiniciadas em 5 de fevereiro deste ano pela atual gestão. “Destas rodovias, duas já foram recuperadas e entregues recentemente à população (BA 052, trecho Mundo Novo/Porto Feliz, com 38 km de extensão, e BA 026, trecho Nova Itarana/Entroncamento BR 116, com 12,47 km de extensão). Estamos concluindo agora mais uma importante obra. As oito restantes serão entregues até dezembro deste ano”, disse o secretário.

Batista Neves ressaltou ainda que encontrou 90% da malha rodoviária da Bahia em estado ruim ou péssimo, mas que o governo do Estado está trabalhando intensamente para mudar esse quadro. “Em apenas oito meses de gestão, o governo do Estado já realizou mais de 23 intervenções emergenciais em vários trechos de rodovias baianas e mais de 4.800 km de tapa-buraco. Além disso, foram concluídas importantes obras em alguns dos principais corredores de escoamento de produção e de intenso tráfego. Entre elas, estão a Serra do Marçal (BA 263, trecho Vitória da Conquista – Itambé), Anel da Soja (BAs 459, 460, 461 e 462), a BA 161 (trecho Carinhanha e entroncamento BR 349 – Bom Jesus da Lapa) e a BA 368, no trecho que liga Jacobina a Ourolândia.

Premar

De acordo com o secretário, além do PCR, que já está em execução, cerca de 1,7 milhão de baianos de 65 regiões serão beneficiados com o Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias (Premar), que irá recuperar quase 1.800 quilômetros de rodovias em todo o Estado. “Ainda este ano, deveremos concluir o processo de licitação e a previsão para o começo das obras será já no início do próximo ano”.

O Premar terá um investimento de US$ 186 milhões, financiado pelo Banco Mundial (Bird) – sendo US$ 86 milhões de contrapartida do governo estadual. O empréstimo foi aprovado pelo Senado Federal no último dia 7 de agosto, através do Projeto de Resolução 22/07, enviado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa será executado em duas etapas, através da Seinfra e do Derba, sendo que na primeira serão contemplados 11 trechos, com cerca de 1.200 km de extensão.

Segundo Batista Neves, a aprovação do projeto é uma grande conquista para a Bahia. “Através do Premar, será possível atuar em rodovias que estavam em situação crítica e melhorar a vida da população beneficiada com as obras, facilitando seu deslocamento e o escoamento de suas produções”, comemorou o secretário.

Somente na primeira etapa, 48 municípios serão beneficiados, abrangendo sete regiões do Estado. Essas rodovias encontram-se em situação de abandono, pois a maioria delas não passa por grandes intervenções há mais de dez anos, sendo que algumas chegam a 30 anos, como é o caso da BA 052, de Xique-Xique a Porto Feliz. Durante todo esse tempo, apenas serviços considerados de manutenção, como tapa-buraco, foram executados. A exceção é a BA 263, trecho entre Vitória da Conquista e Itambé (Serra do Marçal), que teve dois quilômetros totalmente recuperados após a intervenção, ocorrida em fevereiro deste ano.

Na segunda etapa, mais três rodovias terão 592,4 km de extensão recuperados. Nessa fase, a rodovia BA 160/161, trecho Xique-xique/Barra/Estreito/BR 242 (223,4 km), atingida pelas cheias do Rio São Francisco, será totalmente restaurada. Nestas rodovias, as últimas intervenções de grande porte ocorreram há mais de 10 anos e apenas a BA 046/233 (Milagres/Itaberaba/Ipirá), recentemente participou da operação tapa-buraco, com aplicação de capa selante.

O diretor-geral do Derba, Jorge Tufic, assegurou que, após as intervenções, as rodovias terão vida útil prolongada. “Graças ao Premar, poderemos ter nossas rodovias em bom estado de conservação por muito tempo, já que a empresa contratada para executar a restauração de determinado trecho será responsável por sua manutenção por cinco anos, assegurando a qualidade dos serviços”, disse.

A recuperação das rodovias baianas será importante para o incremento da economia do Estado. Por causa dos problemas nas pistas, o setor de transporte teve seus custos elevados, assim como os índices de acidentes. O Premar prevê a recuperação total dos chamados corredores estruturantes, responsáveis pelo escoamento das produções agrícolas do Oeste para o Leste do Estado. Além disso, também facilitará o crescimento do turismo na Bahia, que hoje desponta como grande fonte de renda.

Prodetur II

A Bahia vai contar também com os investimentos realizados pelo Prodetur II que visam promover o crescimento de forma sustentável e responsável em locais com potencial turístico, apoiando componentes de capacitação e treinamento de pessoal do setor privado de forma ampla e integrada. No Estado, o programa investe nos quatro pólos turísticos considerados prioritários pelo programa: Salvador e Costa dos Coqueiros, Pólo do Descobrimento, Chapada Diamantina e Litoral Sul.

Entre as realizações estão: estudos do passivo ambiental de Santa Cruz de Cabrália/Belmonte, com investimento inicial (valor do contrato) de R$ 1.697.286,13 e com valor final de R$ 1.692.057,21; obras de pavimentação do trecho Itacaré/Camamu, com previsão de conclusão para 2008 – Lote I – Camamu/Entronc. BR 030, orçado em R$ 37.479.958,80; Lote II – Entronc. BR 030/Itacaré, com investimento de R$ 26.977.634,32. O investimento vai atender ainda à ampliação do atracadouro de Camamu, projeto que vem sendo desenvolvido pelo Derba.

Radares e Bafômetros

Ainda pelo Programa dos Corredores Rodoviários, financiado pelo BID, a Secretária Estadual de Infra-estrutura (Seinfra), através do Derba (Departamento de Infra-Estrutura de Transportes da Bahia), instalou seis aparelhos fixos nos principais trechos das BAs 524, 535, 526, 099, 001 e 415. Também foram adquiridos 14 equipamentos móveis que irão monitorar 43 trechos espalhados em todo o Estado. Foram investidos R$ 4,5 milhões, distribuídos entre aquisição, implantação e operacionalização para a fiscalização de 49 trechos de 28 rodovias baianas.

Além disso, foram entregues à Polícia Rodoviária Estadual 25 bafômetros – aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcoólica em motoristas. O investimento foi da ordem de R$ 367,3 mil, com a contrapartida de 40% do governo do Estado.