A matrícula 2007 na rede estadual deve contemplar 1,5 milhão de alunos, mas é aos pais que o secretário da Educação Adeum Sauer se dirige ao falar do assunto. “Faço um apelo especial aos pais que incentivem seus filhos a se matricular, porque é o futuro deles que está em jogo. Faremos um esforço para que ninguém fique fora da sala de aula e o apoio da família é fundamental”, enfatizou o secretário, durante entrevista realizada nesta segunda-feira (8), às 9h35, no programa Jornal da Bahia no Ar, na Rádio Metrópole.

Falando aos ouvintes dos 300 municípios alcançados pela emissora, Sauer esclareceu que é uma determinação do governo contemplar todos com matrícula. Ele estimulou a população a comunicar às Diretorias Regionais (Direc) qualquer possível deficiência na oferta e garantiu que, se necessário, as vagas serão supridas em articulação com os municípios. As secretarias municipais da Educação também foram citadas como parceiras na adequação da oferta do ensino fundamental, que passa a ter nove anos de duração, com matrícula para alunos de seis anos de idade.

Ao ser questionado sobre o combate ao analfabetismo, que atualmente atinge 2,7 milhões de baianos adultos, Sauer reforçou a prioridade do tema. “A secretaria da Educação vai liderar o movimento para livrar a Bahia desse índice terrível, reduzindo em, no mínimo, 50%. Estamos no século XXI, na era da informação, e muitas pessoas não podem sequer ler o destino na hora de tomar um ônibus. Os baianos estão conscientes dessa necessidade e já recebemos apoios de todos os segmentos da sociedade. Queremos, inclusive, o apoio dos meios de comunicação”.

Durante a entrevista, também foi divulgado o calendário de matrícula, que, até dia 22 desde mês, está na fase de renovação, específica para alunos que estudaram na rede em 2006 e desejam permanecer na mesma escola.

Calendário

A partir do dia 29 de janeiro, a rede estadual de ensino está aberta à matrícula de alunos novos, isto é, àqueles que em 2006 estudaram na rede municipal, particular, ou estavam sem estudar, e desejam ingressar na rede estadual em 2007. O período é dividido para o ensino fundamental (29 a 31.01) e para o ensino médio (01 a 03.02). Esta é a última fase do calendário de matrícula.

Antes disso, serão realizadas as etapas de transferência de alunos da rede estadual por terminalidade (23 a 25.01), a confirmação dos contemplados no sorteio eletrônico (23 a 25.01) e a transferência por interesse próprio (26 e 27.01). Podem solicitar transferência por terminalidade alunos que terminaram a 4ª e 8ª série em escolas da rede estadual, cuja oferta não contempla as séries seguintes.

Para todas essas etapas, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) mantém atendimento em 611 escolas-posto informatizadas. A listagem está publicada no site www.sec.ba.gov.br/matricula2007 e pode ser verificada também por telefone (0800-285-8000. Estima-se que 92% das matrículas serão informatizadas, restando apenas 8% em municípios onde o atendimento será tradicional, utilizando fichas de papel.