A Cidade Baixa foi o local escolhido pela rede de hotéis Hilton para sediar a sua segunda unidade no Brasil. O empreendimento cinco estrelas vai proporcionar a total recuperação de um antigo edifício revestido de azulejos, localizado na Praça Cairu, próximo ao Mercado Modelo, onde já funcionou um supermercado no térreo. O empreendimento é fruto de uma parceria entre o grupo português Imocom, um dos líderes do setor de construção em Portugal, e a rede hoteleira americana Hilton.

Outra novidade do setor turístico é a entrada em operação, nos próximos dois meses, de vôos diretos da TAM Linhas Aéreas entre Paris e  a capital baiana, com  freqüência semanal. As duas ações foram anunciadas hoje (6) ao governador Jaques Wagner pelos dirigentes das empresas, durante audiências na Governadoria.

“Nós acreditamos que a Bahia é a porta de entrada do Brasil. Depois de definir por Salvador, procuramos um local que tivesse diferencial e acreditamos que a área do Comércio tem grande potencial e vai voltar a se desenvolver no futuro”, disse o administrador Pedro Viriato, do grupo Imocom.

A restauração do imóvel que vai sediar o novo hotel e as obras de infra-estrutura ficarão a cargo do grupo Imocom, enquanto que o gerenciamento ficará a cargo da rede Hilton, especializada em hotéis de alto luxo. A unidade, que vai contar com um investimento de R$ 55 milhões, vai ofertar 300 leitos e deve gerar 400 empregos diretos e outros 1,5 mil indiretos, segundo os sócios do empreendimento. A previsão é que o hotel seja inaugurado em 2009.

O Hilton chega à Bahia 40 anos após a inauguração de sua unidade em São Paulo. Para o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, o hotel vai colaborar com o Plano de Revitalização do Comércio traçado pela Prefeitura de Salvador e que conta com o apoio do Governo do Estado.

“O turismo caminha junto com a economia. Esse hotel vai exigir ainda mais investimentos naquela área. Com a criação de tantos leitos em seu entorno o Mercado Modelo vai ter que ser revitalizado, assim como os restaurantes e os locais de lazer da área”, disse Leonelli que destacou que a opção da rede hoteleira por Salvador foi definida durante a visita do governador a Portugal no mês passado.

TAM

O secretário destacou que a oferta de leitos e de vôos é essencial para o desenvolvimento do turismo. Por isso, o novo vôo da TAM contribui para  afirmar ainda mais a Bahia como destino para os turistas europeus. Outro vôo que a empresa planeja operar em breve é o Buenos Aires-Salvador com escala em São Paulo. Atualmente só existem vôos desse tipo, com conexão.

“Na Bahia, a TAM saltou de oito mil para 90 mil passageiro por mês, nos últimos oito anos, números sintetizam a importância do estado para o crescimento da empresa” informou ao governador o presidente da TAM, Marco Antônio Bologna. Segundo ele. durante o carnaval, a empresa vai operar 479 vôos na Bahia, o que representa um aumento de 10% em relação ao movimento habitual.

Bologna disse que a TAM é responsável por cerca de 50% do mercado de Salvador e 60% do mercado da Bahia em termos de vôos regulares e fretados. “A TAM Viagens, nossa operadora de turismo, tem como principal destino a Bahia e isso demonstra a importância do estado, tanto nos vôos regulares como para a operadora turística”, declarou.