A cultura como fator de desenvolvimento político, social e econômico é o tema principal do I Seminário Territorial de Desenvolvimento Cultural, que acontece amanhã (7), no município de Santa Luz.  O evento, que começa às 8h30, no Sisal Clube, é promovido pelo Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira (Codes).

A Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) marca presença no Seminário para discutir a Cultura em Desenvolvimento Territorial, tema da palestra da diretora de Projetos para Desenvolvimento da Cultura, Lúcia Carvalho. A Secult está desenvolvendo uma série de ações que visam o fortalecimento do território em todas as suas dimensões e não somente dos setores produtivos.

Entre as atividades já previstas estão a formação e qualificação de agentes culturais e gestores municipais e caravanas de leitura no território do Baixo Sul. As iniciativas fazem parte do Programa Integrado de Desenvolvimento Territorial da Cultura, que, através de uma metodologia participativa, contempla as expressões e manifestações culturais, incorporando o conceito de território e as dimensões da cultura.

O Seminário também contará com palestras sobre a Potencialidade Cultural do Território, a Cultura Literária, Gestão Cultural e Desenvolvimento Social, Teatro e Inclusão Social, além da apresentação teatral A morte de Bililiu.