O governador Jaques Wagner recebeu hoje (25), em seu gabinete, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho. Durante o encontro, a prefeita apresentou um projeto que enumera demandas de impacto social no município, referentes a esgotamento sanitário, saneamento básico, drenagem, urbanização e pavimentação. O projeto, que já foi entregue ao Ministério das Cidades, inclui ainda a necessidade de intervenções em Itinga, um bairro da cidade carente em ações de infra-estrutura.

As questões deverão ser discutidas pelo governador diretamente com o presidente Lula, em Brasília, quando ambos vão conversar a respeito das ações prioritárias que serão contempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Além das demandas específicas de Lauro de Freitas, Wagner tratará com o presidente a questão do esgoto em Camaçari, uma reivindicação antiga do prefeito Luiz Caetano, que também foi recebido hoje na Governadoria.

Entre outros assuntos, a prefeita Moema Gramacho ressaltou junto ao governador a possibilidade de levar ao município uma universidade pública estadual que atenda não somente a Lauro de Freitas, mas a toda a Região Metropolitana de Salvador (RMS). Como presidente do Consórcio da Costa dos Coqueiros, Moema também abordou questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável e sócio-econômico da região – os oito municípios (de Lauro de Freitas a Rio Real) que fazem parte do consórcio.

“Posteriormente, será marcada uma reunião com os prefeitos de todas essas cidades no Corredor Ecológico, em Costa do Sauípe, com a presença do governador”, anunciou a prefeita. Ao fim da visita, Moema Gramacho presenteou Wagner com um berimbau, embalado por uma capa produzida no pólo de capoeira do município e com a cabaça plantada lá. A capoeira tem grande força na cidade, onde existem três mil capoeiristas. Lauro de Freitas conta com 150 mil habitantes, é o segundo menor município em extensão geográfica na Bahia e tem no comércio sua principal atividade econômica.