A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) promove, no dia 5 de fevereiro, às 8h30, no Museu de Ciência e Tecnologia (Imbuí) a aula inaugural do Curso de Especialização sob a forma de Residência Multiprofissional em Saúde, vinculado ao Departamento de Ciências da Vida (DCV) da universidade, em Salvador.

O evento tem como público-alvo profissionais de saúde, como odontólogos, enfermeiros, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e psicólogos. Com financiamento do Ministério da Saúde (MS), através do Fundo Nacional de Saúde, a iniciativa conta também com parcerias das Secretarias de Saúde do Estado (Sesab) e de Salvador (SMS).

O curso tem duração de 18 meses, entre fevereiro de 2007 e agosto de 2008. A carga horária total é de 3.015 horas, sendo 600 horas de atividades teórico-práticas, 2.385 horas de atividades de ensino e/ou trabalho e 30 horas para elaboração de trabalho final. Com a aula inaugural, começam as atividades teóricas do curso. As aulas práticas têm início no dia 5 de março.

A realização do curso só foi possível graças aos convênios que a Uneb possui com cinco unidades de saúde: Hospital Ana Nery, Hospital Geral do Estado, Hospital Central Roberto Santos, Unidade de Saúde da Família e os Centros de Apoio Psicossocial (Caps) de Pernambués e Itapagipe, onde são aplicadas, respectivamente, as residências em Nefrologia, UTI, Neonatologia, Saúde da Família e Saúde Mental,. A iniciativa surgiu a partir da necessidade de formação e aprimoramento de recursos humanos para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia.

Segundo a professora Joana Angélica, uma das coordenadoras da residência, os participantes serão acompanhados por preceptores e supervisores (professores do departamento que monitoram as atividades nas unidades de saúde) e receberão uma bolsa de R$1.200. As atividades estão estruturadas de forma que os alunos desenvolvam atividades nas unidades durante toda a semana, totalizando oito horas semanais, e que seja realizado um encontro aos sábados na universidade. Mais informações no Departamento de Ciências da Vida, telefone  (71) 3117-2210.