Moradores do Recôncavo baiano atingidos pelo fenômeno da maré vermelha foram atendidos pelo SAC Móvel, numa articulação entre as secretarias da Administração, do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e as Voluntárias Sociais. Sem documentação, as marisqueiras estavam impedidas de receber o seguro-defeso – benefício, no valor de um salário mínimo por mês, financiado pelo governo federal no período em que a pesca está proibida.

Em Salinas da Margarida, a equipe do SAC Móvel prestou 919 atendimentos de 11 a 14 de maio. Entre os serviços mais requisitados, a emissão do documento de identidade. Foram confeccionadas 612 carteiras. O SAC Móvel disponibilizou também a emissão do certificado de antecedentes criminais, da certidão de nascimento para crianças de até 11 anos, e os serviços de recadastramento de pensionistas do Estado e de atendimento à população pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

Outras regiões

O caminhão do SAC Móvel esteve em Iguaí (16 a 18); Itororó, ontem (20) e hoje (21); e estará em Firmino Alves, quarta (23) e quinta-feira (24). As três cidades ficam no sudoeste do estado. No litoral sul, serão atendidos os cidadãos de Santa Cruz da Vitória (26 e 27), e Ibicaraí (29 e 30). O segundo caminhão do serviço está na região nordeste, onde atendeu à população de Paulo Afonso (18 a 20), e atenderá os moradores de Macururê (22 e 23) e Chorrochó (25 e 26). Os municípios de Pilão Arcado (28 e 29) e Sento Sé (31 de maio e 1º de junho) encerram a programação. Ao todo, serão visitadas 19 cidades em maio.