Na próxima semana, 405 servidores públicos estaduais de Salvador  e de 93 municípios dão continuidade ao processo de qualificação na área de compras públicas com foco na transparência, promovido pela Secretaria da Administração  (Saeb). Na segunda-feira (5), começa o curso presencial de Formação de Pregoeiros para 45 servidores da capital, com carga horária de 20h. Na terça-feira (6), outros 360 participam da turma de Licitações e Noções de Contratos, que acontece via videoconferência transmitida a partir do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, alcançando servidores de 93 municípios.

Parceria da Saeb com o IAT e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a videoconferência será a primeira de uma série de quatro previstas para este ano, com imagens geradas em Salvador e veiculadas nos Núcleos de Tecnologia Educacional na capital e no interior, com capacidade para 30 servidores cada. O curso acontece nos dois turnos e será ministrado pela procuradora estadual Edite Hupsel.

O conteúdo programático do Curso de Licitações e Noções de Contratos toma por base a Lei Estadual de Licitações e objetiva proporcionar aos servidores orientação sobre elaboração dos editais, de forma a tornar as licitações mais transparentes e competitivas e otimizar a utilização dos recursos públicos.

O curso de formação de pregoeiros, de 5 a 9 de março, tem carga horária de 20 horas e acontece na Universidade Corporativa do Serviço Público, unidade da Secretaria da Fazenda situada na Av. Barros Reis. No curso, os servidores são qualificados para atuar nos órgãos e entidades da administração pública. A modalidade aumenta a transparência dos processos, reduz os riscos de fraude e baixa os custos das compras e contratações do setor público.

Na segunda videoconferência, agendada para o dia 13 e já com inscrições abertas. serão treinados 870 servidores de 299 municípios, agrupados em 23 pólos regionais. A aula também será ministrada pela procuradora Edite Hupsel e terá o mesmo tema da primeira: Licitações e Noções de Contratos. São 720 vagas para o interior e 150 para a capital.

Desta segunda videoconferência poderão participar servidores de Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Valença, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Serrinha, Juazeiro, Jacobina, Piritiba, Itaberaba, Irecê, Ibotirama, Macaúbas, Caetité, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Senhor do Bonfim, Amargosa, Guanambi, Santo Amaro, Cruz das Almas, Salvador e municípios vizinhos. Os órgãos estaduais interessados em inscrever servidores devem entrar em contato com a Saeb pelo telefone (71) 3115-3270, pelo fax 3115-1590 ou pelo e-mail ucs@saeb.ba.gov.br, até o próximo dia 12.