Como demonstração da atenção especial que a agricultura familiar receberá no governo Wagner, o secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Geraldo Simões, criou a Superintendência de Agricultura Familiar. Hoje (4), ele se reuniu com os novos dirigentes da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Emerson Leal, da Bahia Pesca, Aderbal de Castro Meira Filho, e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), Altair Santana de Oliveira, para discutir o planejamento estratégico da agricultura baiana na sua gestão.

“Nosso objetivo é preparar um plano de curtíssimo prazo, dentro da proposta do governador de trabalhar para melhorar o agronegócio, a sanidade agropecuária e, especialmente, a agricultura familiar, de forma a reduzir a pobreza no estado”, afirmou Simões.

A Superintendência de Agricultura Familiar terá à frente o técnico agrícola e economista Ailton Florêncio. Ultimamente, ele vinha atuando entre organizações sociais no campo, responsáveis por grande parte do desenvolvimento alcançado pela agricultura familiar no estado.

“A orientação expressa do governador Jaques Wagner e do secretário Geraldo Simões é que a agricultura familiar seja uma prioridade. Neste governo, ela será abordada como componente fundamental de desenvolvimento do estado, para elevação dos índices sociais e produção de bens e serviços para a sociedade”, lembrou Florêncio.

Segundo ele, o trabalho nessa área será desenvolvido através de uma política intersetorial com as demais secretarias como Saúde, Educação e Infra-estrutura. A superintendência também vai procurar trabalhar para dar maior dinâmica no estado aos programas federais voltados ao setor e ainda atuará numa grande interface com as organizações sociais, “que são hoje os organismos que detêm as tecnologias e métodos mais eficazes para agricultura familiar”, colocou.