O investimento em defesa agropecuária, a busca do desenvolvimento sustentável para as regiões cacaueira e do semi-árido baiano, além da dinamização da política de agricultura familiar do estado, estão entre as prioridades da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) que integrarão o Plano Estratégico do Governo Jacques Wagner. Os temas que nortearão a elaboração dos projetos e programas da pasta foram discutidos, hoje (25), em uma reunião do secretário Geraldo Simões com a equipe de dirigentes da Seagri.

“Nossas ações também vão contemplar a defesa de maior diálogo e o apoio, por parte do poder público, à melhoria da infra-estrutura voltada ao agronegócio. Queremos promover a modernização do setor agropecuário, através da implementação de uma série de ações que resultem na fixação do homem ao meio rural e na elevação da sua qualidade de vida”, afirmou Geraldo Simões.

Questões como o Programa de Biodiesel, a definição de uma política de irrigação do estado, a ampliação do trabalho de regularização fundiária e a identificação da transversalidade interna e externa dos temas ligados à agropecuária pontuaram as discussões do secretário com sua equipe. Ao final da reunião, ficou decidida a constituição de um núcleo de produção de projetos para captação de recursos juntos a organismos públicos e privados, que possibilitem a ampliação da capacidade de investimento do governo.

Participaram da reunião o chefe-de-gabinete da Seagri, Carlos Sodré, o diretor-geral, Itazil Benício dos Santos, os superintendentes de Agricultura Familiar, Ailton Florêncio, de Desenvolvimento da Agropecuária, Wilton Cunha e de Irrigação, Silvana Nunes Costa. Também estiveram presentes o coordenador de Desenvolvimento Agrário da secretaria, Luiz Anselmo de Souza, e o futuro diretor- geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária, Altair Santana de Oliveira.