A Petrobras avança no processo de compra de oleaginosas para produção do biodiesel no interior do Estado. Agora é a vez do território Nordeste II, que abrange 18 municípios do bioma semi-árido, polarizados por Ribeira do Pombal. A iniciativa da empresa vai beneficiar cerca de 100 mil agricultores familiares inseridos no programa Bio-Sustentável, que está sendo desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) e prevê o cultivo de 600 mil hectares da matéria-prima para produção do biodiesel. 

Para discutir questões pertinentes para o desenvolvimento da cultura, está sendo realizada uma série de oficinas de estruturação das ações nos territórios, organizada pela Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf) da Seagri. Amanhã (21), o evento acontece no município de Ribeira do Pombal. Entre os assuntos voltados para a questão do biodiesel que serão discutidos estão a política de preço, aquisição de produto, logística, unidade de armazenamento, forma e prazo de pagamento.

A atividade de Organização da Produção de Oleaginosas, além de definir estratégias nos territórios e criar mobilizações em torno do processo produtivo, é considerada importante pelo superintendente de Agricultura Familiar da Secretaria da Agricultura da Bahia, Ailton Florêncio, sobretudo pela conquista de novos parceiros para viabilização das ações.

“Além da Petrobras, já estamos em negociação com a Brasil EcoDiesel, IBR e Bahia Ecodiesel no sentido de ajustarmos a estratégia de ação das empresas de energia a fim de que a Bahia possa responder às necessidades das plantas industriais que estão sendo instaladas, a partir dos princípios de inclusão social, da agroecologia e da diversificação da produção, com elevação efetiva da renda dos agricultores familiares”, considerou o superintendente.

O encontro, que já aconteceu em Feira de Santana, Cruz das Almas, Algoinhas/Esplanada e Senhor do Bonfim, conta com a participação de prefeitos, secretários de Agricultura, lideranças comunitárias, técnicos, pequenos produtores, órgãos governamentais locais, além da representação estadual da Suaf – órgão executor da secretaria da Agricultura do Estado

O programa Bio-Sustentável, da Seagri, contempla os territórios de Irecê, Piemonte Norte do Itapicuru, Chapada Diamantina, Recôncavo, Litoral Norte-Agreste de Alagoinhas, Nordeste II, Portal do Sertão, Baixo Sul e Sul.