As políticas que serão implementadas pela Secretaria Estadual da Educação (SEC) visando a revitalização e o fortalecimento das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc) começaram a ser discutidas hoje (25), durante encontro do secretário Adeum Sauer e toda a sua equipe de superintendentes com os dirigentes regionais. A proposta da nova gestão é readequar o papel das Direcs para que elas não tenham mais papel meramente administrativo, passando a fortalecer a atuação pedagógica dentro das escolas. O evento, que será encerrado amanhã (26), contou também com a participação do pós-doutor em Educação, Miguel Arroyo, que apresentou princípios e eixos que nortearão a proposta de Uma escola de todos nós.

Durante a programação, está sendo construída uma proposta conjunta de revitalização das Direc para os próximos quatro anos, que vai envolver quatro etapas principais: diagnóstico do funcionamento, reestruturação administrativa, formação continuada das equipes e acompanhamento e avaliação. A proposta da SEC foi apresentada numa minuta de projeto que será discutido, avaliado e adaptado com os diretores regionais. Composta de estratégias e metas, a minuta apresenta medidas concretas para a ampliar a importância das Direc no modelo de gestão democrática da SEC.

 “Não estamos apresentando uma proposta de educação pronta. Temos princípios e eixos que vêm sendo discutidos coletivamente e expressam o nosso olhar e o nosso desejo para a educação no estado”, afirmou o secretário. Todas as discussões que vêm sendo realizadas irão compor a proposta de educação baiana, que será apresentada durante uma grande conferência estadual da educação que ocorrerá na primeira semana de julho.