A Secretaria de Cultura da Bahia anuncia amanhã (31), o Programa de Fomento à Cultura, que vai incentivar as produções culturais da capital e do interior do Estado. A iniciativa inclui mudanças no Fazcultura e no Fundo de Cultura, além da criação de linha de microcrédito e lançamento de editais públicos para diversas linguagens artísticas, ampliando o leque para audiovisual e cultura digital. O anúncio acontecerá em evento público para artistas, produtores e gestores culturais, às 15 horas, no Palácio da Aclamação (Passeio Público). Antes, o secretário recebe a Imprensa, às 14 horas, para apresentação do referido programa.

O secretário estadual de Cultura, Marcio Meirelles, explica que o Programa de Fomento à Cultura tem como meta principal a descentralização dos recursos para todo o Estado. “Queremos democratizar o acesso aos bens e aos meios de produção cultural, ampliando as oportunidades para o interior do Estado”, destaca. Segundo ele, a idéia é evitar que os recursos fiquem concentrados nas mãos de um pequeno número de produtores como aconteceu no ano passado, quando 93,5% dos recursos do Fazcultura ficaram em Salvador.

A concessão de microcrédito, que será disponibilizada em breve, é a uma das novidades do programa. Artistas e prestadores de serviços terão acesso a empréstimos para viabilizar pequenos negócios na área de cultura. O Programa também vai promover oficinas de elaboração de projetos em Salvador e no interior do estado para qualificar artistas e produtores, ampliar a participação e diversificar as propostas a serem financiadas.