Consolidar o programa estadual de biodiesel, implantar um parque tecnológico e tornar a Bahia uma referencia nacional na questão da inclusão sócio-digital. Estas são algumas metas de longo prazo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), apontadas durante o Seminário de Organização Estratégica, realizado hoje (dia 09), no auditório da Desenbahia. O seminário foi o primeiro de uma série e contou com a participação de superintendentes, diretores e coordenadores da secretaria, além da diretoria da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesb).

Para o chefe de Gabinete da Secti, Pedro Torres Filho, as ações da Secretaria serão conduzidas de acordo com os objetivos estratégicos do governo. “Vamos trabalhar de forma transversal com outras secretarias e demais parceiros para conseguir superar nossos desafios e alcançar os resultados esperados”, disse Torres. Dentre estes resultados, também foram apontados o fortalecimento do setor de Tecnologia da Informação e o fomento ao empreendedorismo, alem do incentivo a inovação tecnológica nas empresas baianas.

O evento fez parte de uma série de seminários coordenados pela Secretaria de Planejamento (Seplan). De acordo com o secretario da pasta, Ronald Lobato, o objetivo é permitir a integração entre os planejamentos estratégicos das secretarias e o planejamento geral do governo. “Nesse sentido, isso vai possibilitar uma maior integração e sinergia da ação do governo no processo de construção de uma nova realidade”, disse. Lobato explica que já foram realizados seminários similares em 13 secretarias e completa que “além das ações transversais, cabe a cada secretaria desenvolver seu planejamento específico, porém considerando a transversalidade”.