A Secretaria da Cultura da Bahia (Secult) estará presente em mais dois municípios neste final de semana. Os encontros, que acontecem em Lauro de Freitas e Juazeiro, têm como objetivo promover a gestão participativa da cultura. Amanhã (24), a equipe da Superintendência de Cultura visita Lauro de Freitas, onde se reúne, às 15 horas, no Centro de Cultura do município, com representantes da área e lideranças municipais. No domingo (25), às 17 horas, a reunião será no Centro de Cultura de Juazeiro.

A idéia é apresentar a proposta da II Conferência Estadual de Cultura, que será realizada em junho, e levantar as demandas dos municípios da Região Metropolitana de Salvador e do Baixo Médio São Francisco. As reuniões fazem parte da estratégia da Secult de descentralizar as políticas e ações culturais para o interior. Até o final de março, a Superintendência de Cultura deve percorrer todas as regiões do estado.

Antes da II Conferência Estadual, serão promovidos, nos meses de abril e maio, fóruns regionais, nos quais serão discutidos, entre outros assuntos, a construção do Sistema Estadual de Cultura. Em janeiro, foram visitados 13 municípios (Valença, Camamu, Ituberá, Cairu, Alagoinhas, Vitória da Conquista, Jequié, Feira de Santana, Porto Seguro, Itabuna, Ilhéus, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus) em seis regiões do estado.

De acordo com o diretor de Integração Regional da Secretaria da Cultura, Hirton  Fernandes, a articulação realizada através dos fóruns será importante para a  identificação de propostas oriundas das próprias regiões e a descentralização dos recursos, antes concentrados na capital.

“Estamos introduzindo um conceito novo, propondo o diálogo com todas as regiões. A idéia é evitar apoios pontuais, organizando as propostas de forma que elas possam constar no orçamento do Estado, sempre buscando a transparência na distribuição desses recursos”, explicou.