A Secretaria da Saúde (Sesab) vem fazendo o monitoramento para descobrir se houve algum caso de intoxicação relacionado ao consumo de peixes contaminados na Baía de Todos os Santos. O secretário de Saúde, Jorge Solla, garantiu que até o momento não há registro de nenhuma doença vinculada ao problema. A informação é confirmada pelo secretário de Meio Ambiente de Saubara, João Carlos dos Reis Silva: “Até o momento não tivemos problemas de intoxicação por consumo destes peixes. Estamos acompanhando diariamente e ainda não houve nenhum caso comprovado”, afirmou.

Mesmo em viagem ao Japão, o governador Jaques Wagner solicitou, via Casa Civil, o empenho de sua equipe para redução dos efeitos da contaminação junto às  comunidades afetadas e busca das causas do problema. Neste sentido, além das medidas sociais já tomadas, como distribuição de cestas básicas, o Governo do Estado está esperando o resultado do laudo técnico, que deve sair até o dia 6 de abril. O documento vai indicar se a contaminação dos peixes é de origem industrial ou biológica.

“Com estes laudos, vamos chegar às conclusões necessárias para complementar a nossa fiscalização. Assim, a parte técnica está sendo focada especificamente pelo CRA”, explicou o diretor de fiscalização do órgão, Ronaldo Martins. Desde que o CRA foi acionado, em  8 de março, está diariamente realizando a coleta de amostras de água, peixes e mariscos e fiscalizando todas as empresas que se encontram no entorno da Baía de Todos os Santos.