A Secretaria Estadual de Cultura e o Sebrae-Bahia vão implementar projetos conjuntos para o desenvolvimento cultural no Estado. Dentre as ações estão os novos mecanismos de financiamento para o setor, a exemplo de micro-crédito cultural, além da capacitação de empreendedores culturais na capital e no interior. Essas e outras ações de parcerias foram discutidas em reunião hoje (24) pelo secretário de Cultura, Márcio Meirelles, e o diretor-superintendente do Sebrae-Bahia, Edival Passos. Participaram da reunião, na sede do Sebrae, os diretores da instituição, Paulo Manso Cabral e Luis Henrique Mendonça Barreto, e o superintendente de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura, Paulo Henrique Almeida.

Segundo Márcio Meirelles existem poucos mecanismos de incentivo cultural e os que existem apóiam, com freqüência, os mesmos produtores. Sua proposta é implantar, em parceria com outras secretarias de Estado e instituições como o Sebrae e Desenbahia, novos mecanismos de financiamento.  “Nosso compromisso é criar e diversificar os programas de fomento para permitir que os produtores culturais, através de editais públicos, tenham igualdade de condições de participar”, disse. Além disso, o Secretário alertou para a importância da “culturalização” dos produtos baianos, o que significa “agregar valor simbólico, através da cultura, criando diferenciais competitivos para sua inserção no mercado”.

O diretor-superintendente do Sebrae, Edival Passos, afirmou que tem o maior interesse de trabalhar conjuntamente com o Governo do Estado e especialmente com a Secretaria de Cultura. Ele sinalizou com a possibilidade de captação de recursos para a produção cultural”. O diretor também disponibilizou para a Secretaria de Cultura a tecnologia de gestão de pequenos empreendimentos que poderá ser utilizada por produtores culturais. Ficou acertada ainda que as duas instituições vão atuar juntas para incentivar o empreendedorismo cultural em todo o Estado, através dos Centros de Cultura e das representações do Sebrae instalados no interior.