Técnicos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) recolheram no município de Várzea do Poço, a 331 quilômetros de Salvador, mais uma ambulância que vinha sendo utilizada de forma inadequada. A ambulância foi cedida pela Sesab, em 16 de abril de 2004, para a Associação de Moradores de Várzea do Poço. A operação, iniciada desde fevereiro, visa recolher todas as ambulâncias que foram doadas pela Sesab na gestão passada, usando critérios políticos.

Segundo o diretor geral da Sesab, Amauri Teixeira, o princípio utilizado pela operação é a universalização máxima dos equipamentos públicos. “”Estas ambulâncias serão cedidas aos municípios ou aos órgãos da Sesab para possibilitar maior acesso da população a tais serviços””, explicou. A primeira ambulância resgatada foi da Fundação Hospitalar de Camacan, do município de Camacan, no Baixo Sul.

Ao chegar em Várzea do Poço, quinta-feira (17), os técnicos da secretaria tiveram dificuldades em localizar o veículo. Depois de ir ao endereço que supostamente seria da Associação, a equipe da Sesab encontrou uma casa abandonada, com a marca da antiga gestão. Segundo informações de moradores do local, na sede da suposta associação funcionava uma serraria.

A ambulância foi encontrada na residência de um vereador da cidade, conhecido por “”Vado””. O mesmo recusou-se a assinar o ofício de devolução e não entregou a documentação do veículo. Dentro do veículo foram encontrados, além de bens particulares, materiais de campanha, como adesivos, santinhos e cartazes do próprio vereador e de candidatos a deputados federal e estadual na ultima eleição.

Segundo a coordenadora do patrimônio da Sesab e também servidora que comandou a ação, Gedalva Delmondes, a Sesab fez contato prévio com o vereador e informou o recolhimento do veículo. “”Segundo moradores de Várzea do Poço, a ambulância era usada para atender demandas particulares do vereador Vado. Os moradores disseram que ele costumava passear com os filhos e quando transportava algum paciente cobrava pelo serviço””, disse.

A ambulância passará por manutenção e será cedida a uma das unidades da Sesab no interior, para ser utilizada com responsabilidade. Gedalva disse que a operação continua e que existem outras ambulâncias que serão recolhidas. Esta semana, mais um veículo deverá ser recuperado. “”Só não posso revelar o município e a associação, mas vamos recuperar todo este patrimônio e colocá-lo a serviço da população com seriedade””, afirmou a servidora.