A secretária da Justiça Cidadania e Direitos Humanos, Marília Muricy, viaja hoje (29) para Brasília onde, amanhã, terá um encontro com ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. A convite do próprio ministro, a secretária vai conhecer de perto as estruturas com que irá lidar no ministério para facilitar a tramitação de projetos e ajustar ações locais às prioridades do MJ.

A secretária vai levando na pauta pelo menos quatro projetos nessa primeira fase. Um deles é uma proposta de ação efetiva para desafogar processos de apenados, dentro da sua prioridade de redução da população carcerária no Estado. Outro, em Direitos Humanos, é para formar servidores da área para a consolidação de uma cultura de DH.

Marília Muricy vai também levar ao ministro um projeto já aprovado há algum tempo, mas não colocado em prática, que trata da interiorização da Central de Penas Alternativas (ceapa). Numa primeira etapa a unidade será implantada em Jequié e Feira de Santana. O último projeto trata da construção de postos de saúde penitenciários, programa já existente, com recursos do ministério e contrapartida local apenas em gestão.

“”Vamos procurar estabelecer vias de contato permanente com o ministério porque, além de programas do Governo do Estado, há um grande contingente de oportunidades no MJ para as unidades da Federação e pretendo também ver com muito cuidado as experiências que outros estados estão implementando””, concluiu.