Os princípios e proposições do governo Jaques Wagner para a área de saúde foram apresentados na tarde de hoje (24) pelo secretário Jorge Solla, durante a 125ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES). Na oportunidade, Solla afirmou que, durante sua gestão, pretende homologar as decisões do CES, e que entre as discussões previstas está a preparação da próxima Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá este ano.

Dizendo estar muito satisfeito por participar da reunião, realizada no auditório da Secretaria da Saúde (Sesab), Solla deu posse a cinco novos conselheiros, entre eles os representantes da Universidade Católica do Salvador, Jedson dos Santos Nascimento, e da Secretaria da Administração, Sônia Carvalho. Em seguida, apresentou os novos superintendentes e diretores da Sesab e revelou que, no seu entendimento, a secretaria tem o papel de coordenar o SUS no estado e  de buscar o fortalecimento e a cooperação técnico-científica com os parceiros.

Com relação às propostas do governo para a saúde, Solla garantiu que pretende defender o SUS universal, humanizado e de qualidade, e trabalhar pela organização do sistema em torno da promoção da saúde e do acolhimento aos que necessitam de assistência e cuidados. O fortalecimento da rede de laboratórios de saúde pública; a construção de uma unidade hospitalar na Estrada do Côco, em parceria com a Prefeitura Municipal de Camaçari; a ampliação da oferta de leitos de UTI em Cruz das Almas; a ampliação do acesso à atenção especializada, sobretudo para os grupos mais vulneráveis, e a produção pública de medicamentos, com a reabertura da Bahiafarma, foram também apontadas pelo secretário como metas do atual governo.

Ainda durante a primeira reunião do CES sob a presidência de Jorge Solla, foi apresentada a situação atual do sarampo na Bahia, e as medidas que estão sendo adotadas pela Sesab para garantir o controle da doença.