Para inspecionar a adequação do espaço às novas diretrizes estabelecidas pela Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) com a concessionária TWB, o secretário da Infra-estrutura, Antônio Carlos Batista Neves, fez sábado (27) uma visita ao Terminal Marítimo de São Joaquim.

Acompanhado do diretor da Agerba, Lomanto Neto, Batista Neves averiguou a instalação dos equipamentos de bilhetagem eletrônica, as obras de recuperação dos sanitários do terminal e dos ferries e o trabalho de manutenção das embarcações. Até amanhã (30), várias melhorias deverão ser feitas para garantir o conforto e segurança dos passageiros.

Antônio Carlos Batista Neves destacou que, desde sexta-feira (26), os usuários do sistema ferry-boat estão contando com seis embarcações funcionando 24 horas na travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica. Segundo ele, a secretaria está seguindo as orientações do governador Jaques Wagner, que desde o primeiro dia de governo determinou que fossem feitas ações para que a TWB promova as condições ideais de transporte no sistema, melhorando a qualidade do serviço oferecido.

Entre as medidas emergenciais já realizadas estão a vistoria e manutenção corretiva de embarcações e a disponibilização de mais 1,6 mil coletes salva-vidas em dois ferries. Para garantir a regularização do fluxo principalmente em períodos de grande demanda como o Carnaval, serão alugadas três lanchas rápidas.

As embarcações, com capacidade de 30 passageiros cada, terão juntas a mesma capacidade de um catamarã. Uma delas já está circulando e as outras duas vão operar a partir de amanhã (30). Outra medida imediata será a colocação de mil poltronas acolchoadas nas salas de embarque do terminal, em substituição aos bancos de concreto.

Para proporcionar mais conforto e rapidez aos usuários, o compromisso firmado entre a Agerba e a TWB exige a oferta 24 horas de serviços de manutenção das embarcações e limpeza das acomodações e banheiros. Outra novidade é a instalação de 84 câmeras de segurança. Além disso, está sendo montado um sistema de bilhetagem eletrônica previsto para começar a funcionar no próximo mês. O sistema foi pensado para reduzir as filas, principalmente em períodos de grande movimento, e vai contar com o esquema de “venda casada” da passagem do ferry-boat junto com a do ônibus. Por meio de um site, os passageiros vão poder armazenar créditos de passagens.

Para o próximo Verão, já estão previstas duas novas embarcações de alta tecnologia, construídos em alumínio. Os fast ferries, que estão sendo construídos pela própria TWB, terão capacidade para 80 veículos e o dobro da velocidade. As novas embarcações têm capacidade 50% maior e dois motores a mais.

Os fast ferries vão operar com tempo médio de travessia de 30 minutos, oferecendo acomodações confortáveis e segmentadas por tipo de usuário, aumentando significativamente a qualidade dos serviços. A nova embarcação tem casco e superestrutura em alumínio naval, capacidade para até 80 veículos e 500 passageiros, sendo 400 na categoria convencional e 100 na categoria turística, ambos com novos padrões de serviços, conforto e qualidade.