O governador Jaques Wagner também empossou hoje (01) 23 secretários, o chefe da Casa Militar do Governador e o procurador-geral do estado. A solenidade foi realizada no hall de entrada do prédio da Governadoria, logo após a transmissão de cargo. A secretária da Justiça, Marília Muricy, não pôde comparecer à cerimônia por motivos pessoais e tomará posse amanhã (02).

“Formamos um secretariado da melhor qualidade que mistura competência com representatividade política e social para fazer o que a Bahia precisa. Vamos trabalhar de forma integrada com todos os secretários”, disse o governador. Os novos titulares também falaram sobre o desafio que começam a enfrentar.

Chefe de Gabinete – Fernando Schimidt

“O governador Wagner tem dois compromisso: um com o desenvolvimento do estado aliado à inclusão social e outro é o de governar com liberdade e transparência”.

Chefe da Casa Civil – Eva Maria Chiavon

“Eu venho para a Bahia contribuir com um governo da justiça social, da saúde e da educação. Essa nova estrutura vem para auxiliar nesse trabalho. Eu venho trazer a minha experiência na esfera federal para desenvolver esse projeto.”

Secretário do Planejamento – Ronald Lobato

“Temos como missão integrar de forma mais radical o planejamento do orçamento. Promover a integração entre as secretarias para que a ação possa ser coordenada e o resultado sinergético. Com os poucos recursos que temos queremos resultados melhores.”

Secretário da Fazenda – Carlos Martins

“Espero que a Fazenda possa contribuir efetivamente para o tripé  do governo, que é saúde, educação e geração de emprego e renda. Sanear as contas do Estado, incrementar receitas e reduzir custeios para que a gente possa atingir esses objetivos é fundamental.”

Secretário da Educação – Adeum Sauer

“Nossa meta é primeiro atender a toda a demanda de educação básica. Faremos uma grande mobilização em favor da alfabetização no estado da Bahia cujos índices de analfabetismo são muito altos.”

Secretário da Saúde – Jorge Solla

“Na Saúde, pretendemos fazer uma série de investimentos, no sentido de aumentar o acesso da população à saúde, reforçando os pólos regionais e estendendo políticas importantes fomentadas pelo governo federal para a maior parte da população”.

Assessor-geral de Comunicação Social – Robinson Almeida

“Vamos democratizar as relações com os veículos de comunicação e todos os segmentos da sociedade. Vamos tornar a Agecom um órgão republicano, funcionando sem discriminação e favorecimento a quem quer que seja.”.

Secretário da Agricultura – Geraldo Simões

“A nossa orientação é trabalhar em conjunto com o governo federal tendo como prioridade o semi-árido, onde está o maior nível de pobreza do nosso estado, o sul da Bahia que atravessa grandes dificuldades e melhorar o nível de produtividade.”

Secretário de Promoção da Igualdade – Luiz Alberto

“Vamos estabelecer um espaço de construção de políticas públicas voltadas para a população negra e para as mulheres. Temos o compromisso de enfrentar as desigualdades sociais que, na Bahia, são determinadas pelas desigualdades raciais e de gênero.”

Secretário de Combate à Pobreza – Valmir Assunção

“Temos estado onde a pobreza é uma realidade. Entendemos que vamos ter muito trabalho nos próximos anos, mas trabalharemos com a sociedade organizada para enfrentar esse problema”.

Secretário de Segurança Pública – Paulo Bezerra

“Vamos fazer um plano de segurança que se adapte melhor às necessidades do povo baiano, além disso vamos estreitar as relações entre as polícias Civil, Militar e Federal”.

Secretário de Desenvolvimento Urbano – Afonso Bandeira

“O novo modelo de desenvolvimento urbano vai se integrar ao modelo de integração regional. Vamos unir diversas secretarias em favor das pessoas mais carentes, possibilitando uma melhor estrutura nas áreas de saneamento e habitação”.  

Secretário da Cultura – Márcio Meireles

“A Bahia é um estado de grande diversidade cultural, mas carente de políticas públicas voltadas para o setor. Vmos mudar esse panorama, mostrando a cultura baiana como um todo, não só a Bahia de Salvador, a Bahia do recôncavo, mas uma Bahia de cultura interiorizada”.

Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda – Nilton Vasconcelos

“Os objetivos específicos da Setre se relacionam à otimização dos processos de qualificação e intermediação de mão-de-obra, aumentando a alocação de pessoas em vagas já disponíveis no mercado de trabalho.”

Secretário de Turismo – Domingos Leonelli

“O turismo precisa corresponder a um dos três macroobjetivos estratégicos do Governo Wagner, que é a geração de renda. O desafio de uma nova Secretaria de Turismo na Bahia é saltar da condição de referência reconhecida nacionalmente para um patamar ainda mais avançado.”

Secretário Relações Institucionais – Rui Costa

“A nossa pasta vai compor dentro da estrutura do governo um elo entre o Executivo, Legislativo e Judiciário, além da relação com as lideranças políticas regionais, sem qualquer tipo de descriminação”.

Secretaria de Infra-Estrutura – Antônio Batista Neves

“Pretendo recuperar o sistema de infra-estrutura de transporte, logística e expandir a distribuição de gás, a fim de prover o desenvolvimento socioeconômico do estado da Bahia, com geração de trabalho, emprego e renda, visando sempre a preservação do meio ambiente.”

Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração – Rafael Amoedo

“Lutaremos por uma inclusão cada vez maior no mercado formal daqueles que hoje vivem na informalidade. Fomentaremos a captação de indústrias de real valor e compromisso socioambiental, incentivando-as nos limites estritos de respeito ao parque já instalado.”

Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional – Edmon Lucas

“Vamos atuar na implementação de políticas públicas transversais que levem o desenvolvimento a todas regiões do estado. A luta para diminuir as desigualdades sociais, regionais e socioeconômicas da Bahia é uma das metas estabelecidas pelo governo Jaques Wagner.”

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação – Ildes Ferreira

“Sem conhecimento e sem tecnologia, não se faz desenvolvimento econômico nem mudança social. Vamos implementar o Parque Tecnológico da Bahia, ampliar das ações do programa de biocombustíveis e desenvolver a inclusão digital entre outras ações”.

Secretaria da Administração – Manoel Vitório

“Daremos ênfase ao papel da Saeb como promotora e difusora de políticas de tecnologia da informação, aquisição de bens e contratações, de modo a contribuir para o aprimoramento da gestão como um todo. Nossas ações serão pautadas pela transparência, valorização do servidor público e respeito ao cidadão.”

Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Juliano Matos

“A grande busca do nosso governo é tornar cada cidade baiana um local sustentável, principalmente com a preservação dos recursos naturais do estado”.

Procurador Geral do Estado – Rui Moraes Cruz

“O objetivo é que a Procuradoria esteja afinada com o novo governo e fazendo com que ela esteja pautada pela legalidade e atendendo às políticas públicas.”

Chefe da Casa Militar – coronel Expedito de Souza

A determinação do governador é para que a Casa Militar se atenha às suas funções. Vamos auxiliar os secretários naquilo que eles necessitam e desempenhar a tarefa básica de aviação e segurança do governador.