A recuperação da Escola Agroindustrial de Maragojipe começou a ser discutida numa visita recente do secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção, ao município. O espaço, construído em 1952 e desativado na década de 80 oferecia cursos de avicultura, apicultura, panificação, serigrafia, marcenaria, mecânica e artesanato. A entidade foi incorporada à Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) e chegou a acolher adolescentes infratores para o cumprimento de regime de internato.

“Desde 2005 estamos discutindo a possibilidade de construir parcerias e fazer deste local um grande centro de capacitação para o fortalecimento sócio-econômico da região”, disse o prefeito Sílvio Ataliba, que entregou um projeto de revitalização da escola ao secretário. De acordo com a proposta, 1.680 jovens de Maragojipe, Cachoeira, São Félix, Nazaré, Governador Mangabeira, Santo Antônio de Jesus e outros municípios da região seriam formados a cada quatro meses, através de oficinas e cursos rápidos.

Valmir Assunção anunciou que um grupo técnico será formado entre representantes da Sedes, Fundac e prefeitura para análise do projeto e das alternativas de financiamento. “Queremos firmar parceiras e preparar os jovens da região para o mercado de trabalho”, afirmou. Ele disse ainda que manterá contato com outras secretarias  para viabilizar a revitalização da Escola Agroindustrial.

O imóvel, localizado no distrito de Guaí, possui três prédios com salas de aula, quadra esportiva, teatro com 300 lugares, biblioteca, casa de farinha, padaria, oficina mecânica, aviários e ainda uma área de 42 tarefas de terra. Atualmente, as salas de aula estão emprestadas a duas unidades escolares da localidade.

Para o diretor geral da Fundac, Walmir Mota, a recuperação da escola também significa um apoio à aplicação das medidas sócio-educativas nos regimes de liberdade assistida, meio-aberto e de prestação de serviços à comunidade. “Os adolescentes que passam pelo pronto-atendimento da Fundac poderiam ser encaminhados para este espaço”, salientou.