Representantes do Governo e de dez entidades sindicais e associativas das polícias Civil e Militar reuniram-se hoje (4), no auditório da sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), para a abertura dos trabalhos da Mesa Setorial de Negociação da Segurança Pública. Esta é a primeira de um total de seis mesas setoriais a serem instaladas pelo Sistema Estadual de Negociação Permanente (Senp), instituído pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Administração (Saeb) estabelecendo um novo modelo de relacionamento entre o governo e o funcionalismo público estadual.

O Sistema é responsável pela Mesa Central de Negociação Permanente que, de forma consensual, fechou o acordo de reajuste salarial para os servidores neste ano, entre 4,5% e 17,28%, equiparando o vencimento-base com o salário mínimo.

As mesas setoriais de negociação são destinadas ao estudo sobre questões específicas de cada carreira. Esta primeira reunião setorial serviu para instituir os trabalhos e definir cronograma e temáticas da segurança pública a serem debatidas. “Estamos dando um importante passo para levantar questões específicas e históricas das polícias”, comentou o representante da Fetrab e diretor financeiro do Sindipoc, Crispiniano Daltro para quem este é um momento “imperdível, já que, desde que foi instituída, não se revê a Lei Orgânica que estrutura o sistema da Polícia Civil e suas carreiras”, disse.

Crispiniano destacou também a presença de todas as oito entidades representativas da Polícia Civil na mesa. “Estamos aqui, todos representados e com um objetivo muito claro que é conquistar avanços significativos para cada carreira, como, também, para resgatar institucionalmente a nossa polícia”, declarou, sendo seguido pelo representante dos médicos legistas, Guilherme Deman, que justificou sua presença na mesa “por ser esta a oportunidade para resolvermos nossas questões”, disse.

Para o Secretário da Administração Manoel Vitório, a instalação da primeira Mesa Setorial é a confirmação de que “ao optar pela transparência e pelo diálogo o Estado e servidores fizeram a melhor escolha na busca de soluções para o funcionalismo estadual”. Manoel Vitório foi representado na mesa setorial da Segurança Pública pelo Diretor de Planejamento da Saeb, Claudinei Pereira. Responsável pela abertura e mediação do encontro, Claudinei destacou o caráter específico da reunião. “Este é um importante fórum de discussão das particularidades e perspectivas das diversas carreiras do Estado”, comentou.

Participaram da mesa setorial, representantes dos policiais militares, dos policiais civis, delegados, peritos criminalísticos, agentes de polícia, escrivães, peritos técnicos e peritos médicos legais (médicos e odontólogos).