A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria de Planejamento (Seplan), recomeça hoje (10) a segunda Rodada de temas estratégicos – Economia, espaços sócio-territoriais e políticas públicas na Bahia. Serão mais cinco encontros entre secretarias setoriais durante este mês, desta vez com a ampliação das discussões para 20 órgãos.

Em março, cerca de 10 órgãos participaram dos quatro encontros da primeira rodada. Os temas dessa próxima etapa são Desenvolvimento social: combate a pobreza, trabalho, emprego e renda (10 de abril); Questão ambiental e o turismo na Bahia (12); A saúde na Bahia (17); Educação e Cultura na Bahia (19); e Informação e conhecimento para o desenvolvimento da Bahia (26). Os encontro acontecem das 14h30 às 17 horas, no Auditório da Agerba, exceto dia 26, que será realizado no Salão Azul da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Os debates vão girar em torno das intervenções setoriais e espaciais prioritárias para redução das desigualdades sociais e regionais, com foco no semi-árido. Serão abordados também os setores de atividade mais vulneráveis, o uso sustentável dos recursos naturais, o zoneamento econômico ecológico, a política de atração de fluxos turísticos, a saúde e educação como vetores de desenvolvimento econômico, o papel das universidades públicas e da ciência e tecnologia como fatores estratégicos do desenvolvimento, entre outros.