A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria de Planejamento (Seplan), vai aperfeiçoar seu sistema de informação. A decisão foi resultado da reunião que aconteceu na última terça-feira (23) entre o diretor-geral da SEI, o sociólogo Geraldo Reis, e o deputado federal Walter Pinheiro. Alguns projetos foram citados como prioritários para a melhoria dos serviços oferecidos pela SEI, a exemplo da modernização do geoprocessamento e de investimentos na disseminação da informação, através da internet, da biblioteca da SEI, uma das mais tradicionais do Estado, e de outras estratégias de comunicação.

 “O convite feito a Walter Pinheiro para esta conversa foi devido à sua experiência com o funcionamento da máquina pública e sua participação na Comissão de Ciência e Tecnologia do Congresso Nacional”, explicou o diretor-geral. Foram discutidas as carências, sobretudo nos campos de trabalho diretamente ligados à tecnologia (geoambiental e comunicação), a falta de equipamentos e até de espaço físico.  “Ao mesmo tempo em que estamos falando de tarefas de ponta, temos um sistema que precisa se adequar. Nosso objetivo aqui é fazer a SEI dar um salto de qualidade”, anunciou.

 A diretoria e o deputado discutiram formas de financiamento, buscando saídas de captação em fontes externas, tendo em vista a ordem do Governo do Estado de conter gastos. “Existe grande interesse de instituições de financiamento em investir na área da informação. É totalmente viável a execução de projetos com recursos externos”, informou Pinheiro, que acertou sua colaboração na elaboração dos projetos e captação de recursos para a SEI.

A SEI  desenvolve atividades sistemáticas na área geoambiental, que com a possibilidade de ampliação e intensificação do uso de geotecnologias, conjugando sensoriamento remoto, cartografia digital e banco de dados espaciais, possibilitam o planejamento territorial do estado. Para isso, precisa de aquirir softwares e hardwares, capacitar pessoal e estruturar o banco de dados, entre outras medidas.

 Além da área de geoprocessamento foram discutidas possibilidades de aprimorar o sistema de comunicação e disseminação, com a informatização da biblioteca; a reformulação do site www.sei.ba.gov.br; a realização de eventos; e a inserção da SEI em redes já existentes – a exemplo do sistema de ensino, das universidades e governos, tornando a instituição a real instrumentadora do planejamento. “O objetivo é fazer a informação ser determinante das prioridades do Governo, a partir de um critério técnico”, afirmou Pinheiro.