Os desafios para o fortalecimento da cultura popular serão debatidos, domingo (1º), no I Seminário Regional de Cultura, das 8 às 17 horas, na sede da filarmônica 30 de Junho, no município de Serrinha. O encontro é uma promoção da Agência de Fomento à Iniciativa Solidária.

A partir das 14 horas, equipe da Secretaria da Cultura da Bahia apresenta a proposta da II Conferência Estadual de Cultura, programada para julho em Salvador, e fala sobre os projetos de desenvolvimento territorial que estão sendo desenvolvidos pelo Governo do Estado.

Com o objetivo de atender à diretriz de descentralizar a cultura para o interior do Estado, as caravanas da secretaria já visitaram 29 municípios em 15 regiões baianas. Todos os encontros municipais integram a fase de preparação para a II Conferência Estadual, que será precedida de conferências regionais. A expectativa é construir coletivamente o Plano Estadual de Cultura, envolvendo as representações de todas as regiões baianas.  

O I Seminário Regional de Serrinha também inclui palestras da coordenadora geral do Cria, professora Maria Eugênia Milet, e do diretor da Uneb, professor José Plínio de Oliveira. Em pauta, a música tradicional da infância no sertão da Bahia no começo do século XX e a cultura popular. O evento contará ainda com apresentações culturais, a exemplo das cantigas da cidade de Teofilândia e dos violeiros de Serrinha.