Educadores da Bahia e Sergipe participam, nos dias 9 e 10 de julho, de seminários e oficinas do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Ministério da Educação (MEC). O encontro é organizado pela Rede Unitrabalho, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O evento acontece no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

As oficinas metodológicas que acontecem durante o encontro irão avaliar o material didático da Coleção de Cadernos EJA. A coleção tem um enfoque multidisciplinar, valorizando as diversidades regionais e, por isso, o encontro abrangerá os dois estados.

O evento também será acompanhado em 40 municípios baianos através de videoconferência. Segundo a professora Ronalda Barreto, que participa da organização pela Uneb, esse é um diferencial das oficinas realizadas na Bahia.

“Eventos como este estão sendo realizados em todo o país, para discutir os temas regionais. Mas aqui, através da videoconferência, os debates terão maior alcance e contarão com a colaboração de mais professores”, ressalta.

Durante o encontro, serão realizadas palestras e debates voltados a gestores das secretarias estaduais da Educação e coordenadores pedagógicos do EJA. O objetivo é capacitar os participantes para a utilização do material didático como ferramenta de suporte para os professores, além de destacar a importância das temáticas regionais para a formação de jovens e adultos.

A elaboração dos cadernos é uma iniciativa da Rede Unitrabalho, uma fundação composta por universidades de todo o país para estudos e pesquisas sobre o trabalho, da qual a Uneb participa. Em parceria com o MEC, a fundação produziu e distribuiu o material didático para todas as secretarias estaduais da Educação. A coleção também pode ser acessada através do site www.eja.org.br.

Para participar, os interessados devem preencher a ficha de inscrição e encaminhá-la para o e-mail seminarioeja@listas.uneb.br. São oferecidas 100 vagas para as oficinas presenciais, em Salvador. A Unitrabalho irá cobrir despesas de hospedagem e alimentação para os participantes de Sergipe. Para participar das teleconferências, o interessado também precisa se inscrever através do site ou no local.