Veículos leves, como carros, vans, caminhonetes e ônibus, com até dez toneladas, voltaram a trafegar no último feriadão pela BA 263, no trecho na Serra do Marçal, no sudoeste do estado. Fortes chuvas no final do ano passado causaram o desmoronamento de parte da rodovia, que já estava comprometida desde a queda de um muro de contenção há três anos. Só agora em 2007, o Derba realizou as obras necessárias, concluindo 90% dos trabalhos, antes do prazo previsto. Dentro de 30 dias, a via também será liberada para veículos pesados.

Foram aplicados R$ 4,5 milhões na recuperação do trecho, que exige material de qualidade ainda mais resistente por se tratar de um declive sinuoso. Faltam agora apenas os serviços complementares de plantio de grama em taludes, canaletas superficiais e guard-rails (proteção metálica de pista), além da finalização das contenções e aplicação de uma nova camada de asfalto.

A liberação do tráfego na via foi feita pelo governador Jaques Wagner. Ele inspecionou, pessoalmente, as obras. Ciente dos transtornos causados à população, bem como os prejuízos na economia da região, Wagner já havia estado no mesmo local, em fevereiro, quando checou o trecho interditado e determinou a realização das obras, em caráter emergencial.

“Agora, estamos concluindo a obra definitiva da forma que deveria ter sido feita, oferecendo realmente segurança para o tráfego, e não um remendo como estava, que logo cedeu com as chuvas”, declarou Wagner, logo após inaugurar a recuperação do trecho danificado. Ele fez questão de percorrer de carro todo o trecho situado na ligação entre os municípios de Itambé e Vitória da Conquista.

O trecho é passagem obrigatória para os turistas de Goiás e Minas Gerais que cruzam a região em direção às praias do litoral sul baiano. Os moradores, principalmente os produtores de grãos do oeste e criadores de gado do sudoeste, também comemoram a realização das obras em tempo recorde. A estrada é uma das principais vias de escoamento da produção local.

Até a conclusão total das obras, as alternativas recomendadas pelo Derba para os veículos pesados são: desvios pela BR 116 (Jequié – BR 330 – Ubaitaba – Uruçuca – Ilhéus ou Jequié – BR 330 – Ubaitaba – Itabuna – Ilhéus) e via Poções (Nova Canaã – Ponto do Astério). Os caminhões de carga ainda contam com as opções de rota por Barra do Choça e Caatiba, além do desvio por Encruzilhada e Ribeirão do Largo.

“Foi um sufoco ficar sem essa estrada e, graças a Deus, ela foi recuperada logo”, afirmou o comerciário Lourival Ladeia, que mora em Itapetinga e, semanalmente, faz a supervisão de lojas em Vitória da Conquista. Quem também comemorou a recuperação da estrada foi a professora Rita Sumara, de Itambé. Nas horas vagas ela trabalha com comercialização de doces na região, utilizando a estrada para o transporte. “Isso aqui estava um horror, prejudicando muito o nosso dia-a-dia”, disse. Ela foi uma das primeiras pessoas transitar pela via, após a reabertura.

O secretário de Infra-Estrutura, Antônio Carlos Batista Neves, explicou que desde o final da década de 50, quando a BA 263 foi construída, a estrada não havia passado por um programa amplo de manutenção. “Houve até um projeto em 1993, mas nunca foi executado”, informou. Segundo ele, a última intervenção foi realizada em 2004 com a construção do muro de contenção, o mesmo que desmoronou no ano passado apenas dois anos depois.

Mais intervenções do estado

Com recursos federais de R$ 4 milhões, outros trechos de estradas na região Oeste da Bahia também serão recuperados, dentro de 180 dias. Será realizado o asfaltamento de dois acessos do município de Manoel Vitorino à BR 116, com repasse de verbas do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit).

Ao visitar Manoel Vitorino, Wagner também anunciou outras intervenções do Estado, como a construção de três unidades do Programa Saúde da Família e do Mercado Municipal. Já foram inauguradas a reforma e ampliação, do sistema de abastecimento de água, que atende aos 10,5 mil habitantes da região.

As unidades do PSF fazem parte da estrutura disponibilizada pelo governo estadual na parceria prevista com os governos federal e municipal. Só Manoel Vitorino terá quatro unidades: três na zona rural e uma na zona urbana, sendo que o povoado de Catingal contará com duas equipes. O Mercado Municipal, a ser construído em uma área de 500 metros quadrados, terá 28 boxes. A estrutura vai assegurar melhores condições de segurança e higiene para a comercialização de hortifrutigranjeiros.

Manoel Vitorino está entre os oito municípios do Sudoeste baiano cujas comunidades rurais têm os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), estando, portanto, no foco de atuação do projeto Terra de Valor. Lançado por Wagner, o Terra de Valor também beneficia outros 26 municípios da região semi-árida no Nordeste do estado. A meta é atender a cerca de 35 mil pessoas, diretamente, com perspectiva de assistência indireta a outras 55 mil pessoas com renda bruta mensal de até dois salários mínimos.

Com ações integradas de diversas secretarias estaduais, o Terra de Valor tem por objetivo estimular a capacitação e o empreendedorismo em negócios rurais, tendo também um forte componente de gênero, na medida em que incentiva a participação da mulher nos projetos associados de geração de emprego e renda. A coordenação fica a cargo da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

Serão aplicados US$ 60 milhões, recursos financiados pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida) com contrapartida do Estado. O Fida ainda doou à Bahia US$ 500 mil para o desenvolvimento de dois projetos piloto de biodiesel, a partir do óleo da mamona a ser produzido pelos produtores rurais assistidos pelo projeto.