Servidores e colaboradores da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) estão participando do curso de primeiros socorros promovido pelo Ministério Público, no auditório do Tribunal de Justiça (TJ), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O curso tem como objetivo capacitar os profissionais para que tenham a segurança de como proceder em casos de acidentes que resultam em fraturas, lesões, hemorragias, envenenamento e quedas.

Iniciado na última segunda-feira (5), o curso termina neste sábado (10) com uma simulação de acidente no estacionamento. De acordo com a coordenadora da Sucab, Amélia Hilda, pessoas maquiadas e bonecos serão usados de maneira que a representação se aproxime, ao máximo, da realidade. Durante a semana, os participantes estão obtendo noções teóricas e prática dos primeiros socorros e,  segundo Amélia Hilda, a simulação é importante para que as pessoas saibam como proceder em uma situação de risco.

Uma equipe formada por bombeiros, médicos, enfermeiros, policias militares e engenheiros está aplicando a metodologia que também envolve aulas de anatomia e fisiologia.

Dirigido a servidores e colaboradores voluntários, o curso atraiu a atenção de estudantes e outras pessoas da sociedade civil organizada. A perspectiva é a de que outros treinamentos semelhantes sejam promovidos. A idéia é instalar no CAB um grupo de brigadistas e ter um sistema de ajuda mútua para dar atenção, com eficiência, aos órgãos em caso de alguma eventualidade.