Servidores de várias unidades do estado estão em treinamento para uso do Egba.net,  programa de envio dos atos do governo para o Diário Oficial (DO) do Estado. Desenvolvido pela Empresa Gráfica da Bahia (Egba), o software substitui o protocolo de transferência de arquivos FTP, com a vantagem de não precisar ser instalado, pois toda a transmissão é feita via web.

O treinamento teve início em abril e terá continuidade durante todo o ano, a depender das solicitações das secretarias e órgãos do governo. Mais informações  podem ser obtidas na Seção de Planejamento e Controle de Produção do Diário Oficial, através dos telefones 3116 2863 e 3116 2869, com Elisabete Oliveira.

No curso, o servidor fica sabendo como é feito o Diário Oficial, desde o recebimento da matéria até a sua impressão. Numa segunda etapa, ele recebe explicação sobre a utilização do Egba.net e as suas vantagens. Todo trabalho de recebimento e editoração do Diário Oficial está sendo feito pelo programa. O usuário tem apenas que digitar seu login e senha e seguir as orientações para anexar o material a ser publicado. Se quiser, pode cancelar o pedido de publicação ou fazer alterações. Todos os procedimentos são registrados pelo programa, como medida de segurança. No final, o próprio usuário pode tirar um histórico das solicitações feitas.

Para a Egba, o programa possibilita agilidade e segurança. Todo material enviado vai para um banco de dados e, no encerramento de recebimento de notas, às 19h, o próprio Egba.net monta as matérias na seqüência que serão publicadas. Depois, o material é importado para um programa gráfico que faz a editoração.

A automação dará uniformidade à publicação, com a padronização das fontes; diminuirá o processo de produção do jornal e contribuirá para a publicação do DO na internet no formato de páginas.