Difundir e dinamizar o fluxo de informações no Governo do Estado, auxiliando os dirigentes no planejamento estratégico e no processo de tomada de decisões. Essas são as principais funções do Sistema de Informações Gerenciais do Estado da Bahia (SIG-Bahia) apresentado hoje (11), no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), aos membros da Coordenadoria de Missões Especiais da Polícia Militar (CME).

Coordenado pela Seplan e realizado em parceria com as demais secretarias e órgãos estaduais, o SIG-Bahia tem caráter gerencial e concentra dados sobre diversas áreas de atuação do governo. Além de disponibilizar a informação para os gestores públicos, o sistema também pode ser consultado pelo público em geral via internet no www.sigbahia.ba.gov.br ou através de link no site da Seplan: www.seplan.ba.gov.br.

Segundo a coordenadora do sistema, Rejane Coutinho, o principal objetivo do SIG-Bahia é acabar com os dados desencontrados. “Tínhamos muitas informações de vários setores e áreas, mas encontrávamos algumas contradições. O responsável por cada área contribui para evitar estes desencontros”, declarou ela, que abriu o evento mostrando as principais ferramentas e links disponíveis.

O capitão da PM Rodrigo Magnavita confirmou a importância do SIG-Bahia para facilitar o trabalho diário e evitar problemas futuros, ressaltando que o sistema ajuda a polícia a administrar os números com relação à capacidade de detidos em delegacias, por exemplo. Além disso, é possível acompanhar a segurança pública de todos os municípios do estado. “Muitas vezes, o sistema funciona como uma medida de prevenção, pois temos como perceber determinadas situações e encaminhá-las ao comandante geral para tomar as providências cabíveis”, completou o soldado PM, Alessandro Machado.

Entre os assuntos disponibilizados no SIG-Bahia estão dados e informações sobre população do estado, Produto Interno Bruto (PIB), Índice de desenvolvimento Humano (IDH) e outros indicadores socioeconômicos. O programa oferece acesso fácil e rápido, agilizando o trabalho dos visitantes e pesquisadores. O conteúdo integral do sistema é disponibilizado a usuários da administração pública estadual, mediante informação de login e senha previamente cadastrados.