A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) começa a capacitar, segunda-feira (11), os agentes penitenciários selecionados sob Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Além dos 19 candidatos inicialmente previstos, foram convocados mais 101, para suprir vagas que venham a surgir no sistema prisional do estado.

O curso – dividido em três turmas e com 91 horas de duração – será ministrado de 11 a 26 de junho, na Universidade Corporativa do Serviço Público. Irá compreender uma parte teórica, voltada para a visão do papel do agente dentro do sistema penitenciário, e uma parte prática, com visitas às unidades do sistema prisional.

Uma palestra, às 9h, na universidade, com a Secretária da Justiça, Marília Muricy, e com o superintendente de Assuntos Penais da SJCDH, Francisco Leite, dará início ao treinamento. Eles falarão das atribuições e princípios da SJCDH. As provas, realizadas no dia 27 de maio, foram elaboradas pela Uneb. A seleção contou com 1.126 inscritos, que fizeram provas de conhecimentos gerais e específicos. 212 candidatos atingiram o ponto de corte (nota 6,0). Desses, os 120 primeiros foram convocados.