Pela primeira vez na história do planejamento das políticas públicas do Estado da Bahia, representantes de entidades empresariais, movimentos sociais, trabalhadores organizados, universidades, além de pesquisadores, poderão participar ativamente do debate sobre o Plano Plurianual (PPA) para os próximos quatro anos. O projeto prevê, através de planejamento participativo, a discussão de propostas para o crescimento do estado. A apresentação aos secretários foi realizada hoje  (04) pela manhã, no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), pelos titulares das pastas de Relações Institucionais, Rui Costa e do Planejamento, Ronald Lobato.

Designada para ser um canal permanente de diálogo e negociação entre os diferentes interesses políticos, os municípios e a sociedade organizada, a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) irá conduzir a relação das diversas esferas com o projeto. “Vamos estabelecer uma nova relação com a sociedade, mais democrática com suas instituições e suas demandas. O planejamento participativo é uma primeira medida no objetivo de ampliar o papel da população nas atividades do governo” declarou Rui Costa. O projeto tem caráter transversal, passando por vários setores da administração pública, cabendo à Seplan gerencia-lo.

Serão realizadas audiências públicas do PPA em todas as regiões da Bahia, com a participação de representantes dos mais diversos segmentos sociais. As reuniões ficarão divididas por eixos temáticos. O primeiro encontro acontece no próximo dia 27, em Feira de Santana, quando será discutida uma série de políticas públicas para o desenvolvimento da região.