Representantes de todos os Comitês de Bacia Hidrográfica já instalados na Bahia (Salitre, Itapicuru, Recôncavo Norte, Paraguaçu, Leste e Verde Jacaré) irão se reunir hoje (9) com o diretor-geral da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) Julio Rocha, às 14 horas, no auditório da autarquia. A reunião, promovida pela diretoria-geral e pela Coordenação de Estratégia e Gestão (Coeg) tem o objetivo de apresentar a proposta de suporte logístico para os comitês. A Diretoria de Administração de Finanças e a Diretoria de Ação Regional da SRH também vão estar presentes.

Uma das novidades é que as casas de recursos naturais serão transformadas em sedes para os comitês no interior. Outro ponto de pauta será a apresentação dos planos diretores, ou seja, dos planos de custeio para o funcionamento dos comitês. Experiências da atuação das câmaras técnicas e das câmaras consultivas regionais serão mostradas, tendo como referência o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A experiência será apresentada por Yvonildes Medeiros, secretária Executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

“Na reunião será apresentado também o projeto de técnicos da Coeg que foi aprovado pelo CNPQ/CTHIDRO de Agentes Gestores de Recursos Hídricos, que serão capacitados para acompanhar os comitês de bacias”, afirmou Maria Aparecida Conceição Nunes, coordenadora da COEG.

O Comitê de Bacia Hidrográfica faz parte do sistema gestor de recursos hídricos (rios e águas subterrâneas) e é a instância onde são discutidas e decididas as ações que serão executadas na bacia e a forma como os recursos financeiros serão aplicados. São seus membros que discutem a realidade hídrica da região, a situação dos mananciais e seus problemas ambientais, a revitalização da bacia e a contratação de estudos para se realizar o tratamento de esgotos.

São membros do comitê os representantes do poder público (municipal, estadual e federal), usuários da água (abastecimento humano, irrigação, energia elétrica, navegação, lazer e turismo e pesca) e sociedade civil.

Na oportunidade, também será divulgada a programação da semana da água que irá contemplar, dentre outras coisas, exposições fotográficas nos shoppings Piedade e Iguatemi com mananciais de água doce da Bahia, distribuição de material educativo sobre a necessidade da conservação da água, além de um folder institucional sobre a SRH.

O ponto alto da programação será o Show das Águas, no dia 22, com as cantoras Margareth Menezes e Mariene de Castro, no Teatro Castro Alves. O show terá um repertório especial sobre água, especialmente montado pelas artistas.