A segunda reunião do Programa de Educação Ambiental para Sustentabilidade (Peas), da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), foi realizada no município de Santana, região Oeste da Bahia, durante todo o dia de ontem (14). O encontro, promovido pela Divisão de Educação Ambiental (DIEA/SRH), reuniu cerca de 50 instituições sociais locais em torno da discussão dos problemas sócio-ambientais da região.

Mais de 80 pessoas participaram da Oficina do Coletivos Educadores no Educandário Diocesano Sant’ana. O evento englobou participantes dos municípios de Brejolândia, Canápolis, Santana, Serra Dourada e Tabocas do Brejo Velho.

O Coletivo Educadores é uma rede de instituições que visa fazer com que pessoas de vários segmentos sociais possam atuar como educadores ambientais nos seus territórios, consolidando um processo permanente de qualidade ambiental levando em conta o saber popular. A formação do Coletivo Educadores é a principal estratégia do Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (Peas), da SRH.

A partir das oficinas, cada município se comprometeu em confeccionar um mapa do seu território apontando os principais problemas sócio ambientais da respectiva localidade. De acordo com a coordenadora da DIEA/SRH, Vanja Brito, “o programa pretende incentivar o comprometimento com a questão ambiental, utilizando uma rede de aprendizagem que já existe”.

No início da tarde de ontem, a discussão deu espaço para a apresentação do Coral Infantil do Educandário. Após nova sessão de debates, o encerramento do evento contou com a apresentação do Grupo de Capoeira de Santana. O próximo encontro do Peas Santana será no dia 19 e 20 de julho, no município de Canápolis, com o apoio da prefeitura, onde irão se estabelecer as ações necessárias  para solução dos problemas ambientais diagnosticados.

O evento contou com a participação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), das secretarias municipais de Educação e Saúde, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ONGs, Associações Comunitárias e de diretores de escolas públicas e privadas.