A Bahia terá R$ 273 mil para a restauração de 20 hectares de matas ciliares na região de Boa Nova e Vitória da Conquista. Os recursos são provenientes do Plano Orçamentário Anual do Projeto Corredores Ecológicos da Bahia, do Ministério do Meio Ambiente, para o período de 2007 e 2008, foram garantidos durante o seminário para a elaboração do POA, realizado semana passada na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

De acordo com a coordenadora de Sustentabilidade Ambiental da SRH, Anapaula Dias, o projeto da autarquia aprovado no POA também já foi aprovado pelo Comitê da Reserva Biológica da Mata Atlântica. “O comitê é quem delibera as ações no Corredor Central da Mata Atlântica”, destacou.

Segundo a coordenadora, falta apenas a assinatura do convênio entre a SRH e o Ministério do Meio Ambiente para a liberação dos recursos. O projeto prevê a realização de um diagnóstico dos remanescentes florestais e das áreas de preservação permanente, um levantamento florístico nessas áreas, a mobilização social, o cadastramento de propriedades ribeirinhas e o plantio em 20 hectares.

A previsão, de acordo com a coordenadora de Sustentabilidade Ambiental da SRH, é que o trabalho comece no próximo mês. “Tudo vai depender do trâmite burocrático”, acrescentou.