A Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) lança, terça-feira (22), às 11h30, o Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (Peas) na maior feira de agricultura irrigada do país, a Agrishow LEM 2007, no município de Luiz Eduardo Magalhães, Oeste do Estado. O Oeste é o maior pólo de agricultura irrigada do Norte e Nordeste, principalmente com a produção de soja, algodão e café.

O lançamento e a distribuição dos Cadernos do Peas na abertura da feira é estratégico por ser mais um instrumento de aproximação com a sociedade, principalmente, com os irrigantes que necessitam de outorga (autorização para a captação de água dos rios que é concedida pela SRH), conforme explicou o diretor-geral da SRH, Julio Rocha, que irá para a Agrishow acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Juliano Matos.

“A SRH tem o maior interesse de dialogar com o setor produtivo, assim como dialoga com as comunidades tradicionais e a sociedade de um modo geral. O interesse é incorporar os produtores rurais nas discussões ambientais e ao processo das instâncias ambientais para que a atividade aconteça com a sustentabilidade dos recursos hídricos”, afirmou Júlio Rocha.

O Peas tem o objetivo de apoiar a articulação, formação, reflexão e ação civil de educadores ambientais aproveitando os saberes populares das comunidades tradicionais. O primeiro volume da série Caderno de Educação Ambiental traz questionamentos que farão o cidadão refletir sobre o ambiente em que vive e sua relação com a natureza.

Na semana passada, o Peas foi lançado no município de Santana, também Oeste do Estado, quando houve uma oficina para a formação do Coletivo Educadores, uma das estratégias que utiliza uma rede de instituições que disponibiliza suas estruturas para que a população se mobilize através da ação e reflexão, de modo a garantir a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida nos seus territórios. A 3ª edição da Agrishow irá acontecer de 22 a 26 de maio na Fazenda Agrishow, (Rodovia BR 020/242, Km 535), em Luís Eduardo Magalhães.