A Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) lança, quarta-feira (9), às 15h, no Clube da Sociedade Operária, no município de Santana, oeste da Bahia, o novo Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (Peas). Paralelamente, será realizado o Seminário sobre Política Estadual de Meio Ambiente e Saneamento.

Na ocasião, o diretor-geral da SRH, Julio Rocha e representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) vão falar sobre a nova gestão ambiental do Estado, as políticas públicas de meio ambiente, o novo programa de educação ambiental e as obras hídricas. Estarão presentes também representantes do Programa Pró-Água, do Ministério da Integração Regional, da Embasa, do Japan Bank e do Consórcio UFC.

O objetivo do evento é fortalecer o sistema nacional de meio ambiente na esfera municipal e contribuir para que as prefeituras e sociedade civil propiciem as condições para o desenvolvimento de ações voltadas à preservação. “A meta é fazer com que a educação ambiental se torne uma política pública nos municípios. Esse trabalho visa tanto fortalecer as instâncias que atuam com formação e educação, quanto fazer com que a sociedade se mobilize individualmente e coletivamente para garantir a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida”, afirmou a coordenadora da Divisão de Educação Ambiental da SRH, Vanja Brito.

Ela explicou que o Peas está alinhado com o Programa de Educação Ambiental do governo federal, que tem como estratégia a formação de coletivos educadores nas bacias hidrográficas. “Os coletivos são uma rede de instituições que disponibilizam suas estruturas e saberes para que a população se mobilize através da ação e reflexão, de modo a garantir a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida nos seus territórios”, ressaltou. Para que as ações do Peas sejam desenvolvidas, a Divisão de Educação Ambiental da SRH vai apresentar a metodologia do programa em uma oficina para a constituição dos coletivos educadores, no dia 10, no Clube da Sociedade Operária de Santana.