Entre os 350 expositores e os 150 estandes espalhados pela 8ª Bienal do Livro da Bahia, o estande 41, batizado de Esquina das Águas, ao lado do Café Literário, tem sido um ponto de encontro para pessoas de todas as idades e níveis culturais interessadas em um tema universal: meio ambiente e recursos hídricos.

Desde o último dia 14 esse tem sido o endereço para quem busca informações e conhecimentos sobre a água, através de um bate-papo denominado de Encontro com as Águas, sempre das 17h às 18h. A iniciativa visa sensibilizar as pessoas sobre a necessidade da conservação dos mananciais (rios, nascentes, lagos, etc), mostrando como cada um pode contribuir para combater a escassez da água.

Para tanto, especialistas da SRH falam de questões sérias e técnicas de forma simples e acessível. Nesta segunda-feira, por exemplo, o meteorologista Heráclio Alves,  falou sobre Mudanças Climáticas: suas Causas e Efeitos., tendo como  foco  as mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global, como temperaturas elevadas,  a possibilidade da ocorrência de furações mais intensos e  a elevação do nível dos oceanos, que pode afetar pessoas que moram em cidades litorâneas e biomas como os manguezais.

O especialista chama a atenção quanto à  vulnerabilidade dos biomas como a caatinga, o cerrado e a mata-atlântica. Ele disse que a elevação da temperatura afetará várias espécies da fauna e da flora, podendo levar à extinção de dezenas delas. Disse ainda que a escassez da água deve ser acentuada, sobretudo em regiões como o semi-árido que sofre com baixo índice de precipitação. Segundo dados das Organizações das Nações Unidades para a Agricultura e a Alimentação (FAO), mais de 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável no mundo.

Com as mudanças climáticas, as pessoas na zona urbana, segundo o meteorologista, vão ficar mais vulneráveis a doenças, como a dengue e na zona rural, sofrerão com a escassez de água.

Programação

O Encontro com as Águas, prossegue amanhã (17), com o engenheiro químico e mestre em engenharia ambiental Luiz Henrique Pinheiro, que falará sobre O Curso da Vida do Rio – da Nascente à Foz. Na quarta-feira (18) acontecerá, às 19h30, o lançamento do 1º caderno do Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, com o tema História Ambiental.

Na quinta-feira (19), serão retomados os bate-papos com especialistas das SRH. O  engenheiro  João Ilton falará sobre “Barragens – e eu com isso?”. Na sexta-feira (20), será a vez do engenheiro Bruno Jardim  falar sobre o Reflexo das Atividades Humanas na Disponibilidade da Água na Natureza e no sábado (21), o educador ambiental Sílvio Ribeiro tratar do tema A Gestão Social nos Comitês de Bacias.