Trinta servidores militares e civis que trabalham na sede da Secretaria da Segurança Pública, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB) receberam hoje (21) certificados de conclusão do Curso Básico de Prevenção e Combate a Incêndio, promovido pela Assistência Militar do Gasec e ministrado por instrutores do Corpo de Bombeiros. A solenidade de entrega dos certificados foi presidida pelo secretário da Segurança Pública, Paulo Bezerra, que prometeu estender o curso a outras unidades localizadas no CAB.

Realizado de 21 a 27 do mês passado e com duração de 16h/aula, o curso habilitou os servidores a desenvolver ações de prevenção de incêndio e atuar no primeiro combate em caso de sinistros nas repartições onde trabalham. Ao fazer a entrega dos certificados, Paulo Bezerra destacou a importância do treinamento, afirmando que, a partir de agora, os servidores terão condições, em caso de necessidade, de iniciar o combate a incêndio. “O treinamento representa a garantia do patrimônio material e, o mais importante, a preservação da vida”, disse o secretário de Segurança.

Ministrado pelo major PM Sturaro, do Corpo de Bombeiros, o treinamento se desenvolveu em três etapas, sendo duas teóricas e uma prática. O “Histórico do Fogo”, o “Manuseio com Extintores” e a “Logística de Combate a Incêndios” foram alguns dos temas abordados durante as fases teóricas na sede da SSP, no Centro Administrativo da Bahia. O exercício prático consistiu na simulação de um incêndio na sede 10° GBM (Grupamento do Bombeiro Militar), no município de Simões Filho. 

A entrega dos certificados aos 15 policiais militares e 15 servidores civis contou ainda com a presença do Coronel Sebastião Nascimento, assistente militar da Secretaria da Segurança Pública, do coronel Sérgio Barbosa, comandante do Corpo de Bombeiros, e do Major Wellington Issa e do capitão Maurício Botelho, ambos da Assistência Militar do Gasec. “Além de capacitar os servidores, implantando uma Brigada de Incêndio, estamos elaborando, em parceria com a SSP, uma cartilha sobre prevenção e combate a incêndio, a ser distribuída em todos os órgãos do Governo do Estado localizados no CAB”, ressaltou o coronel Sérgio.