A Uneb, Uefs, Uesc e Uesb vão ganhar novas obras e passar por melhorias em suas estruturas. Uma das mais importantes será a construção do laboratório  de biossegurança da Uesc. Tocada pela Sucab, a obra deve ficar pronta em cinco meses. O novo laboratório irá beneficiar com recursos de última geração alunos dagraduação e pós-graduação de cursos como Ciências Biológicas, Medicina e Enfermagem com recursos de última geração.

Com 700 metros quadrados de área,  novo equipamento vai contar com sistema de prevenção de incêndio (detector de fumaça), projeto iluminotécnico econômico (baixo consumo de energia) e sistema de aterramento da fiação elétrica capaz de prevenir acidentes. “O laboratório será fundamental para as pesquisas regionais em áreas estratégicas como biotecnologia, engenharia genética, alimentos transgênicos e afins”, afirmou Luis Alberto Barradas Carneiro, diretor-geral da Sucab.

Na Uefs, oi retomada a obra de conclusão do Laboratório de Letras e Educação. Com 2 mil metros de área, dividida em dois pavimentos, o aboratório comportará salas de acervo, pesquisa, exibição audiovisual, de aulas e de reuniões, além de sanitários novos, gabinetes de estudo e laboratórios especializados de língua estrangeira, lingüística e informática.

Já na Uesb, campi de Itapetinga, foram retomadas também as obras de construção da biblioteca que irá  atender,  além da comunidade acadêmica, os moradores da cidade, uma vez que  o  município  não  dispõe desse tipo de equipamento. Ela vai contar com lanchonete, sala para restauração  de  livros  e  sala  de leitura. “A nova biblioteca poderá  receber  alunos, pesquisadores e visitantes da região com conforto, organização  e  condições  estruturais  adequadas  à  leitura  e pesquisa”, comentou.

Outra obra importante a cargo da Sucab está em andamento em Irecê. Trata-se do  campus 16 da Uneb, localizado no município, que hoje funciona em uma casa alugada.  Com oito salas,  pavilhão administrativo, estacionamento para 70 veículos, quiosques, cantina e quadra  poliesportiva, o novo campus atenderá aos padrões de acessibilidade com plataformas especiais para deficientes.

Com  a reaceleração das obras, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com  o desenvolvimento permanente do ensino superior e a oferta de melhores condições  de  ensino e pesquisa para milhares de estudantes, professores e pesquisadores.