A Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte abre, neste domingo (1°), a Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17 com a participação de 24 equipes, divididas em quatro grupos, jogando em nove praças esportivas, incluindo a final, em Porto Seguro, cidade onde nasceu o Brasil.

Para o diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato da Silva, Bobô, “esta é uma oportunidade excelente que a Bahia proporciona aos grandes clubes brasileiros, incluindo Bahia e Vitória, para a revelação de novos valores. Vamos ter, nesta disputa, as melhores equipes da categoria no país, além da participação de algumas seleções municipais das cidades baianas onde os jogos serão realizados”.

A abertura festiva da competição será às 14h de domingo, no Estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana, antes dos jogos envolvendo as equipes de Palmeiras (SP) x Astro (BA) e Vasco (RJ) e Fluminense (BA). O primeiro jogo oficial do certame acontecerá, às 10h, na Fazenda do Menor, em Feira de Santana, envolvendo as equipes da A.B.B (BA) x Galícia (BA).

Criada com a expectativa de ser mais um palco de atrações de futuros ídolos do futebol brasileiro, a Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17 será realizada de 1o a 8 de julho. Dos 24 clubes e seleções que participam do torneio, os principais favoritos são alguns campeões da Copa São Paulo de Juniores, como o Fluminense (RJ) com (cinco títulos); Internacional (quatro); Atlético Mineiro (três); Cruzeiro (dois); e Vasco da Gama (um).

A Sudesb promove o evento em parceria com as prefeituras das cidades-sedes, que estão bancando hospedagem e alimentação dos clubes, e com a Federação Bahiana de Futebol, que ofereceu a arbitragem. O custo dos convidados se restringe ao deslocamento de ida-e-volta. As equipes estão divididas em quatro grupos com seis times cada, classificando-se apenas a primeira colocada. Os jogos serão dentro do próprio grupo e diários.

O treinador da seleção brasileira sub-17, Lutho Nizzo, foi convidado pela Sudesb e garantiu presença. Outros participantes do mundo do futebol estarão presentes como “olheiros” de grandes equipes nacionais e internacionais.