As experiências bem sucedidas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) foram apresentadas hoje (09), às 11h, no Centro de Treinamento da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Itapuã, pelo gerente de negócios, José Ricardo Miglioli.  O propósito é que os técnicos da EBDA participem de discussões com empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Brasil, para captar sugestões e assimilar experiências bem sucedidas, a fim de apontar iniciativas com foco no desenvolvimento agrícola sustentável.

“Os exemplos bem sucedidos que encontrarmos nas discussões vão nos direcionar na caminhada para a reestruturação da empresa e garantir que ela cumpra o seu papel no desenvolvimento da economia agrícola do estado”, disse o presidente da EBDA, Emerson Leal.

“Acreditamos que a grande ferramenta é o planejamento estratégico, considerando não só a empresa, mas também o ambiente, suas ameaças e oportunidades”, disse Miglioli, que citou o gerenciamento de projetos e o foco na valorização dos funcionários como prioridades na Emater-MG.

O projeto Inovar, um sistema pedagógico participativo e interativo de formação continuada em serviço, foi destacado por José Ricardo. “O projeto tem como meta qualificar os extensionistas por meio de construção coletiva, tendo como foco o desenvolvimento sustentável”. A busca pela prática da gestão participativa na empresa e a valorização das pessoas, por meio da socialização de conhecimento também foram enfatizados pelo gerente.

Outras experiências da Emater-MG na área de planejamento estratégico, captação de recursos, crédito rural, parcerias com prefeituras e entidades, metodologia extensionista, participação dos funcionários nas decisões na empresa e execução de programas e projetos também foram demonstradas aos técnicos da EBDA.