A implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) nos territórios de identidade da Bahia está sendo articulada entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). A novidade foi anunciada pelo secretário de CT&I, Ildes Ferreira, durante o lançamento do Plano de Desenvolvimento do Território do Baixo Sul, ocorrido esta semana em Ituberá. 

“Nossa pretensão é que até o final deste mandato cada território de identidade da Bahia tenha um centro vocacional tecnológico”, declarou Ferreira. Ele explicou que estas unidades fazem parte de um projeto de estímulo na área de tecnologia para a agricultura familiar. O secretário completou que a ação poderá contar com a participação do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e informou que já tem uma reunião agendada em Brasília para tratar do assunto.

O CVT é uma unidade de ensino e profissionalização, voltado para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico. Cada unidade contará com laboratórios e uma sala de videoconferência e atenderá cerca de mil alunos por mês. Nestes laboratórios, os alunos poderão adquirir conhecimentos práticos na área de serviços técnicos e participar de processos de transferência tecnológica na área de processo produtivo.

 A primeira unidade está sendo implantada no Centro de Educação Tecnológica (Ceteb) Áureo de Oliveira Filho, localizado em Feira de Santana (Território Portal do Sertão). O secretário acredita que este CVT possa servir de modelo para outras unidades que serão instaladas nos outros territórios, para acelerar e interiorizar a difusão da qualificação geral científico-tecnológica da sociedade. O recorte regional da Bahia foi definido pelo MDA, que dividiu o estado em 26 territórios de identidade.